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http://hdl.handle.net/10362/132133Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Albino, Susete | - |
| dc.date.accessioned | 2022-02-02T23:16:21Z | - |
| dc.date.available | 2022-02-02T23:16:21Z | - |
| dc.date.issued | 2021-10 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 35440480 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: b42b5783-18a3-4327-a85d-0a4f457ba54f | - |
| dc.identifier.other | ORCID: /0000-0001-5765-1857/work/107533808 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/132133 | - |
| dc.description | UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020 | - |
| dc.description.abstract | A ocupação de Timor-Leste pela Indonésia foi durante muito tempo ignorada pela comunidade internacional, tendo integrado a agenda política mundial apenas após uma intensa campanha diplomática, na qual Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa desempenharam um papel decisivo. A pressão então exercida determinou a realização da Consulta Popular de 30 de agosto de 1999, revelando que 78,5% da população era a favor da independência. A divulgação dos resultados do referendo desencadeou uma vaga de violência por parte dos indonésios e de milícias pró-anexação, que causou a morte e a deslocação de milhares de pessoas, a devastação das infraestruturas e o colapso do Estado. A dimensão e complexidade do problema humanitário conduziram à administração transitória do território pelas Nações Unidas e exigiu uma forte mobilização da cooperação internacional. A despeito da Ajuda ter abrangido quase todos os setores, uma fração considerável das verbas foi empregue na recuperação de edifícios e nos serviços sociais, distinguindo-se a educação. Esta comunicação apresenta a evolução do apoio dos parceiros de desenvolvimento na (re)edificação do sistema educativo do país. Para o efeito, foi aplicada uma metodologia qualitativa-interpretativa, assente no estudo de informação factual (planos estratégicos nacionais e relatórios das diferentes organizações multilaterais, agências de cooperação bilateral e organizações não governamentais). Os resultados alcançados revelam o forte e abrangente contributo dos diferentes intervenientes, através da implementação de ações que, entre outros, incidiram na reabilitação e construção de escolas, no financiamento e execução de programas/projetos, na prestação de assistência técnica ao nível do desenho de políticas e de planos de ação e na formação de recursos humanos (linguística e técnica). Apontam, igualmente, para a ocorrência de atividades idênticas (e que muitas vezes se sobrepõem), indiciando tensões entre os atores e problemas de coordenação, alinhamento e harmonização com as prioridades governativas. | en |
| dc.format.extent | 2 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04666%2F2020/PT | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04666%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Timor-Leste | - |
| dc.subject | Educação | - |
| dc.subject | Cooperação Internacional | - |
| dc.subject | Ajuda Externa | - |
| dc.subject | Sistema Educativo | - |
| dc.title | Apoio da cooperação internacional na (re)edificação do sistema educativo de Timor-Leste | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.firstPage | 72 | - |
| degois.publication.issue | III | - |
| degois.publication.lastPage | 73 | - |
| degois.publication.title | III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021) | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.contributor.institution | Departamento de Estudos Portugueses (DEP) | - |
| dc.contributor.institution | CHAM - Centro de Humanidades | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CHAM - Documentos de conferências nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Livro_Resumos_lusoconf2021_vfinal_85_86_1_.pdf | 160,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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