Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/132133
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dc.contributor.authorAlbino, Susete-
dc.date.accessioned2022-02-02T23:16:21Z-
dc.date.available2022-02-02T23:16:21Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.otherPURE: 35440480-
dc.identifier.otherPURE UUID: b42b5783-18a3-4327-a85d-0a4f457ba54f-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0001-5765-1857/work/107533808-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/132133-
dc.descriptionUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020-
dc.description.abstractA ocupação de Timor-Leste pela Indonésia foi durante muito tempo ignorada pela comunidade internacional, tendo integrado a agenda política mundial apenas após uma intensa campanha diplomática, na qual Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa desempenharam um papel decisivo. A pressão então exercida determinou a realização da Consulta Popular de 30 de agosto de 1999, revelando que 78,5% da população era a favor da independência. A divulgação dos resultados do referendo desencadeou uma vaga de violência por parte dos indonésios e de milícias pró-anexação, que causou a morte e a deslocação de milhares de pessoas, a devastação das infraestruturas e o colapso do Estado. A dimensão e complexidade do problema humanitário conduziram à administração transitória do território pelas Nações Unidas e exigiu uma forte mobilização da cooperação internacional. A despeito da Ajuda ter abrangido quase todos os setores, uma fração considerável das verbas foi empregue na recuperação de edifícios e nos serviços sociais, distinguindo-se a educação. Esta comunicação apresenta a evolução do apoio dos parceiros de desenvolvimento na (re)edificação do sistema educativo do país. Para o efeito, foi aplicada uma metodologia qualitativa-interpretativa, assente no estudo de informação factual (planos estratégicos nacionais e relatórios das diferentes organizações multilaterais, agências de cooperação bilateral e organizações não governamentais). Os resultados alcançados revelam o forte e abrangente contributo dos diferentes intervenientes, através da implementação de ações que, entre outros, incidiram na reabilitação e construção de escolas, no financiamento e execução de programas/projetos, na prestação de assistência técnica ao nível do desenho de políticas e de planos de ação e na formação de recursos humanos (linguística e técnica). Apontam, igualmente, para a ocorrência de atividades idênticas (e que muitas vezes se sobrepõem), indiciando tensões entre os atores e problemas de coordenação, alinhamento e harmonização com as prioridades governativas.en
dc.format.extent2-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04666%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04666%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTimor-Leste-
dc.subjectEducação-
dc.subjectCooperação Internacional-
dc.subjectAjuda Externa-
dc.subjectSistema Educativo-
dc.titleApoio da cooperação internacional na (re)edificação do sistema educativo de Timor-Leste-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage72-
degois.publication.issueIII-
degois.publication.lastPage73-
degois.publication.titleIII Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021)-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionDepartamento de Estudos Portugueses (DEP)-
dc.contributor.institutionCHAM - Centro de Humanidades-
Aparece nas colecções:FCSH: CHAM - Documentos de conferências nacionais

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