Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/131926
Título: A aprendizagem baseada em problemas no ensino da Geografia e o desenvolvimento de competências do PASEO. Estudo de caso com a utilização de um trabalho colaborativo num domínio de autonomia curricular
Autor: Viana, Susana Cristina Lourenço
Orientador: Câmara, Ana Cristina
Casimiro, Pedro Cortesão
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Autonomia curricular
Trabalho Colaborativo
Aprendizagem Baseada em Problemas
Domínios de Autonomia Curricular
Aprendizagens Essenciais
Collaborative Work
Problem-Based Learning
Domains of Curricular Autonomy
Essential Learning
Data de Defesa: 7-Dez-2021
Resumo: Atualmente têm sido propostos diversos desafios à educação, resultado das mudanças da sociedade atual. Existe, cada vez mais, maior acesso à informação e o conhecimento está apenas à distância de um “clique”. Os alunos acompanham esta evolução tecnológica e sentem-se, muitas vezes, desmotivados com as metodologias de ensino mais tradicionais. Neste sentido, torna-se crucial a introdução de metodologias ativas no ensino, que motivem os alunos e que os façam sentir integrados no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se, neste relatório, desenvolver o trabalho colaborativo numa turma do nono ano de escolaridade, com ênfase na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) assente num Domínio de Autonomia Curricular (DAC), colocando o ónus no trabalho desenvolvido pelo aluno, em detrimento da exposição de conteúdos feita pelo professor. Assim, é dada oportunidade aos alunos que sejam os construtores do seu próprio conhecimento, através dos seus próprios interesses. De forma geral, pretende-se demonstrar a pertinência do trabalho colaborativo, subjacente na metodologia ABP, no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Geografia e no desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), bem como no desenvolvimento da autonomia e responsabilidade no âmbito de uma cidadania territorial consciente. Para tal, foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como observação, análise documental e questionários. Através da sua análise, foi possível concluir que a ABP permitiu o desenvolvimento das AE da disciplina de Geografia e potenciou o desenvolvimento das competências inscritas no PASEO, tornando os alunos mais conscientes do mundo que os rodeia, do ponto de vista de uma cidadania mais territorial.
Nowadays, several challenges have been proposed to education as a result of the changes in today's society. There is, increasingly, greater access to information and knowledge is just a click away. Students follow this technological evolution and often feel unmotivated by more traditional teaching methodologies. In this sense, it is crucial to introduce, in teaching, active methodologies that motivate students and make them feel integrated in the teaching and learning process. This report aims to develop collaborative work, in a ninth-grade class, with emphasis on the Problem-Based Learning (PBA) methodology based on a Domain of Curricular Autonomy (DAC), putting the onus on the work developed by the student, rather than the exposure of content made by the teacher. Thus, students are given the opportunity to be the builders of their own knowledge, through their own interests. In general, it is intended to demonstrate the relevance of collaborative work, underlying the PBA methodology, in the development of the Essential Learning (EL) of Geography and in the development of the competences of the Profile of Students Leaving Compulsory Education (PSLC), as well as in the development of autonomy and responsibility within a conscious territorial citizenship. To this end, several techniques and instruments of data collection were used, such as observation, documentary analysis and questionnaires. Through its analysis, it was possible to conclude that PBA allowed the development of the EL of the Geography subject and potentiated the development of the competences inscribed in the AP, making the students more aware of the world around them, from the point of view of a more territorial citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/10362/131926
Designação: Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

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