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http://hdl.handle.net/10362/13166| Título: | O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
| Autor: | Leitão, José António |
| Palavras-chave: | Fotografia Pintura Ready-made Retrato Hitchcock |
| Data: | 2008 |
| Editora: | Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL |
| Resumo: | Sempre que se fotografa alguém faz-se retrato. Retrato, precisamente segundo os critérios tradicionais da análise formal: representa-se alguém concreto com fidelidade ao visível. Se a fotografia faz, sempre, mesmo que secundariamente, retrato, isso acontece pela “natureza” do fotográfico: a fotografia é “retrato” do mundo - seu duplo mimético exacto. Não é a Verónica que faz do ícone retrato e, portanto, “verdadeiro” (verum Eikôn)? Não é a fotografia, numa das suas mais antigas e perduráveis ficções, verdadeiramente fundadora, uma verónica da Natureza? Este Mandilion, esta cópia automática do mundo, não é, também, readymade? Apropriação, ficcionalmente sem outra intervenção senão a da escolha. |
| Descrição: | Revista do IHA, N.5 (2008), pp.208-217 |
| Peer review: | no |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/13166 |
| ISSN: | 1646-1762 |
| Aparece nas colecções: | Revista do IHA Nº 5 (2008) |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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