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http://hdl.handle.net/10362/131055
Título: | O papel do profissional de relações públicas em Portugal. A academia enquanto entidade formadora e enquanto entidade que comunica a nível institucional |
Outros títulos: | A condição do profissional de Relações Públicas em Portugal: A academia enquanto entidade formadora e enquanto entidade que comunica a nível institucional |
Autor: | Ramos, Bárbara Adriana Dixe |
Orientador: | Ferreira, Ivone |
Palavras-chave: | Relações públicas Academia Instituições de Ensino Superior Gabinetes de Relações Públicas Reputação Public Relations Higher Education Institutions Public Relations Offices Reputation |
Data de Defesa: | 4-Nov-2021 |
Resumo: | Em Portugal, o surgimento das Relações Públicas remonta ao final da década de 1960 com a criação da Sociedade Portuguesa de Relações Públicas, posteriormente responsável pela elaboração do Código de Conduta Profissional das Relações Públicas, em 1978 (Sebastião, 2012: 7). Durante a década de 1980, “as relações públicas são incluídas no campo disciplinar das ciências da comunicação”, mas foi apenas uma década depois que se multiplicou “a oferta na área com a criação de cursos mais especializados em institutos de formação superior politécnica e privada (ibidem). É na década de 90 que, em Portugal, se inicia a valorização das relações públicas como atividade profissional, recorrendo à formação especializada. Assim, a presente dissertação toma como ponto de partida o estudo exploratório da atual oferta de emprego dirigida aos profissionais de Relações Públicas. Ao longo de três meses, a análise a anúncios na categoria de RP revelou discrepâncias entre designações de cargo, e expectativas para funções e papéis destes profissionais, pelo que foi premissa desta dissertação compreender o surgimento e a evolução das relações públicas no mundo, com enfoque na realidade portuguesa, e contribuir para o reconhecimento e legitimação da área cíentifica e da profissão. Encontramos nas IES o ambiente produtivo ao desenvolvimento da investigação, recorrendo à experiência e conhecimento de docentes das unidades curriculares de RP e de coordenadores de Gabinetes de Relações Públicas destas instituições. Através da revisão sistemática da literatura e da aplicação de entrevistas semi-estruturas verificámos discrepâncias quanto às funções do profissional de Relações Públicas, bem como limitações na atuação dos Gabinetes de RP das IES. Apenas o trabalho conjunto entre académicos e profissionais poderá contribuir para a legitimação da área científica e esfera profissional. In Portugal, the emergence of PR dates back to the late 1960s with the creation of the Portuguese Public Relations Society, later responsible for drafting the Public Relations Professional Code of Conduct, in 1978 (Sebastião, 2012, p. 7). During the 1980s, “public relations are included in the disciplinary field of communication sciences”, but it was only a decade later that “the creation of more specialized courses at institutes of polytechnic and private higher education” emerged (ibidem). It is during the 90s that, in Portugal, the valorization of public relations as a professional activity begins, using specialized training (Gonçalves, 2010; Viegas Soares, 2011). This dissertation takes as starting point the exploratory study of the current job offer addressed to Public Relations professionals. Over three months, the analysis of advertisements in the PR category revealed discrepancies between job designations, and expectations for roles of these professionals, so this dissertation's premise was to understand the emergence and evolution of Public Relations in the world, with a focus on the Portuguese reality, and contribute to the recognition and legitimacy of the scientific area and the profession. We find in Higher Education Institutions the productive environment for research development, drawing on the experience and knowledge of PR discipline professors and coordinators of Public Relations Offices of these institutions. Through the systematic review of the literature and the application of semi-structured interviews, we verified discrepancies regarding the functions of the Public Relations professional, and limitations in the performance of the PR Offices of the HEIs. Only the joint work between academics and professionals can contribute to the legitimacy of the scientific area and professional sphere. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/131055 |
Designação: | Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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