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http://hdl.handle.net/10362/130434
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albino, Susete | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T23:18:40Z | - |
dc.date.available | 2022-01-07T23:18:40Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-53098-6-3 | - |
dc.identifier.other | PURE: 35864824 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: 50363f69-3804-4a3c-90b1-7009bc299ca4 | - |
dc.identifier.other | ORCID: /0000-0001-5765-1857/work/113528739 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/130434 | - |
dc.description | UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020 | - |
dc.description.abstract | A Consulta Popular de 30 de agosto de 1999 ditou a vitória esmagadora do “sim” à independência de Timor-Leste, desencadeando uma onda de violência por parte dos indonésios e das milícias que provocou a morte e a deslocação de milhares de pessoas e a destruição completa ou parcial das infraestruturas. Na decorrência destes incidentes, foi determinada a administração do território pelas Nações Unidas, até 20 de maio de 2002, e assistiu-se a uma forte mobilização da comunidade internacional. Embora os desafios fossem múltiplos e complexos em todos os campos, a educação foi encarada como prioritária. Esta comunicação apresenta os resultados do estudo da 1.a reforma curricular do 1.o e 2.o ciclos do ensino básico, efetuado no âmbito da análise de políticas públicas, com o suporte de um modelo macro (a teoria das elites) e três modelos meso (modelo sequencial, metáfora dos fluxos múltiplos e quadro teórico das coligações de causa ou de interesse). Para cada uma das etapas do ciclo político, foram identificados (i) os parceiros de desenvolvimento envolvidos, (ii) a natureza e a dimensão da sua intervenção; (iii) os instrumentos e os recursos por estes utilizados; e (iv) o impacto da sua atuação. Do ponto de vista metodológico, o estudo documental constituiu o instrumento principal da investigação, tendo a observação sido complementada com as perceções dos decisores políticos que tiveram um papel proeminente nesta política educativa, recolhidas com a realização de entrevistas não estruturadas. Os resultados apontam para uma forte presença de atores da cooperação internacional nas etapas de agendamento, formulação, implementação e avaliação da medida e por tentativas de ingerência na política nacional por parte de alguns parceiros no que respeita à escolha do português como língua oficial e de instrução, o que protelou o início da reforma e influenciou a sua operacionalização. | en |
dc.format.extent | 12 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa - Porto | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Timor-Leste | - |
dc.subject | Ação da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento | - |
dc.subject | Análise de Políticas Públicas | - |
dc.subject | Reforma Curricular | - |
dc.title | Ação da cooperação internacional na 1.ª reforma curricular de TimorLeste | - |
dc.type | conferenceObject | - |
degois.publication.firstPage | 211 | - |
degois.publication.lastPage | 223 | - |
degois.publication.title | Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano | - |
degois.publication.title | IV Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.contributor.institution | Departamento de Estudos Portugueses (DEP) | - |
dc.contributor.institution | CHAM - Centro de Humanidades | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: CHAM - Capítulo de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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