Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/128861
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRoque de Freitas, Marco-
dc.date.accessioned2021-12-07T23:43:20Z-
dc.date.available2021-12-07T23:43:20Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.issn1645-2259-
dc.identifier.otherPURE: 35229742-
dc.identifier.otherPURE UUID: 00bcf2ed-2982-4290-b280-a31785b764cf-
dc.identifier.otherScopus: 85121754477-
dc.identifier.otherWOS: 000749655100004-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/128861-
dc.descriptionUIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020-
dc.description.abstractO Rádio Clube de Moçambique (RCM) foi uma empresa de radiodifusão privada sedeada em Lourenço Marques (atual Maputo) que granjeou uma forte expansão após a II Guerra Mundial, tornando-se numa das mais importantes instituições de radiodifusão comercial em África. Partindo da análise de publicações periódicas, relatórios de contas, entrevistas e outra documentação-áudio consultada nos arquivos da instituição, com este artigo pretende-se construir uma história do RCM desde a data da sua fundação, em 1932, até ao golpe de Estado em abril de 1974 na metrópole. Terei como ponto de partida os conceitos «rádio-colonização» e «capitalismo sonoro», com vista a explorar a instrumentalização dos sistemas de radiodifusão para propósitos políticos e propagandísticos. Este artigo incidirá, entre outros fatores, nas dimensões económicas, materiais e culturais desta instituição, sem descurar a análise da programação radiofónica. Rádio Clube de Moçambique was a private broadcasting company based in Lourenço Marques (now Maputo) that expanded thoroughly after World War II, becoming one of the most important commercial broadcasting companies in Africa. Building on the analysis of magazines, financial reports, audio sources and interviews, this article intends to explore the history of RCM from its establishment in 1932, until the coup of State in April 1974. Following on concepts “radio-colonization” and “sonorous capitalism”, this article will explore the instrumentalization of radio broadcasting systems for political and propaganda purposes, taking into account the economic, material and cultural dimensions of this institution, including the analysis of its programs.en
dc.format.extent24-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRadiodifusão-
dc.subjectRádio-
dc.subjectNacionalismo-
dc.subjectColonialismo-
dc.subjectMoçambique-
dc.subjectRadio broadcasting-
dc.subjectRadio-
dc.subjectNationalism-
dc.subjectColonialism-
dc.subjectMozambique-
dc.titleRádio Clube de Moçambique-
dc.title.alternativeRádio Clube de Moçambiquethe economic and cultural history of a radio company in a colonial context (1932-1974)en
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage97-
degois.publication.lastPage120-
degois.publication.titleRevista de História da Sociedade e da Cultura-
degois.publication.volume21-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/1645-2259_21_4-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleHistória económica e cultural de uma empresa radiofónica num contexto colonial (1932-1974)-
dc.contributor.institutionDepartamento de Ciências Musicais (DCM)-
dc.contributor.institutionInstituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9316_Texto_do_Artigo_45243_1_10_20211206.pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.