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http://hdl.handle.net/10362/127739| Título: | Discurso, identidade e utopia na cultura pedagógica do Movimento da Escola Moderna - Um percurso de construção da profissionalidade docente |
| Autor: | Afonso, Elsa Susana Pereira Marques |
| Orientador: | Araújo, Teresa |
| Palavras-chave: | Movimento da Escola Moderna Cultura Identidade Utopia Profissionalidade Escrita profissional Culture Identity Professionality Professional writing |
| Data de Defesa: | 10-Set-2021 |
| Resumo: | O presente Relatório de Atividade Profissional enquadra-se no âmbito do Decreto-Lei N.º 74/2006 de 24 de março, que estabelece o regime jurídico dos graus e diplomas do Ensino Superior, na sequência do Processo de Bolonha, estando ao abrigo das recomendações do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para o acesso ao grau de Mestre pelos licenciados anteriores ao referido Processo. Este trabalho descreve um percurso de formação contínua, na modalidade de autoformação cooperada, desenvolvida desde 2003 até ao presente, junto de uma associação profissional com uma cultura pedagógica única e uma identidade que aqui se descreverão. Trata-se do Movimento da Escola Moderna, uma Associação Pedagógica de Professores e de outros profissionais de educação que já perfaz mais de cinquenta anos em Portugal e atualmente é constituída por mais de dois mil associados comprometidos com a integração dos valores democráticos na vida das escolas. O presente Relatório de Atividade Profissional abordará a importância do discurso sobre a profissão no aprofundamento dos saberes e das práticas profissionais, a escrita e o seu papel transformador no que concerne as práticas profissionais, assim como a forma como o discurso se constitui um elemento da identidade pedagógica de um grupo de profissionais. Incluirá, de igual modo, breves considerações em torno do pensamento utópico e apresentará os contributos desta reflexão na tomada de consciência do percurso de desenvolvimento profissional realizado e aqui descrito. This Professional Activity Report falls within the scope of Decree-Law No. 74/2006 of 24 March, which establishes the legal regimen for higher education degrees and diplomas, following the Bologna Process. It is under the terms of the recommendations of the Council of Rectors of Portuguese Universities (CRUP), granting access to the degree of Master by those who graduated before the Bologna Process. This works intends to frame a personal journey of continuous training in cooperation with other professionals, since 2003 to the present, within a professional association with a unique pedagogical culture and identity that will be described here. The Movimento da Escola Moderna is an association of more than two thousand teachers and educators committed to the integration of democratic values in school life. This Professional Activity Report will address the importance of the discourse about one’s profession in the deepening of professional practices and knowledge, as well as writing as a professional transformative tool. It will dwell on the way discourse constitutes an element of professional identity. It will also include a reflection on utopian thought and its contributions to the awareness of the professional journey described here. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/127739 |
| Designação: | Mestrado em Estudos Portugueses |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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