Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/12519
Título: | Influências da performance na música entre 1970 e 90 em Portugal : Jorge Peixinho, Clotilde Rosa, Eduardo Sérgio |
Autor: | Serrão, Maria Beatriz de Matos Vital |
Palavras-chave: | Música portuguesa Teatralização da música Performance |
Data de Defesa: | 2011 |
Editora: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. |
Resumo: | A presente dissertação consiste num estudo dos elementos de performance que foram integrados em obras de composição musical e espectáculos de carácter multimedia, em Portugal, nas décadas de 70 a 80 do século XX. Centra-se no estudo de obras dos compositores Jorge Peixinho e Clotilde Rosa e do artista plástico Eduardo Sérgio, apontando a especificidade de cada um e os aspectos estéticos em que se identificam. Como exemplos paradigmáticos desta opção, foram escolhidas para análise as obras Récitation II (1971) e Voix (1972) de Peixinho, Jogo Projectado I (1979), Jogo Projectado II (1981) e Hellas I (1982) e II (1985) de Clotilde Rosa e os espectáculos intermedia Cuboversuesfera (1976) e Amag’arte (1986) de Eduardo Sérgio. Inclui uma contextualização histórica e estética da performance a nível internacional e nacional. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais Área de Especialização em Musicologia Histórica |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/12519 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Dissertações de Mestrado FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO MESTRADO aluno 7013.pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
anexo1.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
anexo2.pdf | 107,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.