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dc.contributor.authorPaiva Morais, Ana-
dc.date.accessioned2014-06-26T06:21:37Z-
dc.date.available2014-06-26T06:21:37Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/12263-
dc.description.abstractAgostinho parece ter sido o primeiro a utilizar o termo solilóquio para designar uma forma específica do diálogo interior da alma que coloca como interlocutores o eu e si próprio. De certa forma, esta estrutura dialógica do solilóquio prolonga os diálogos socráticos, mas situando a interrogação do eu sobre si mesmo no interior do eu, ou seja, tornando-a um exercício preponderantemente mental ainda que passe pelo discurso verbal. O objectivo é fazer desenrolar um diálogo interior em que o indivíduo se vai dando conta progressivamente da ignorância em que está acerca de si mesmo. O Soliloquium1 , atribuído a Agostinho, aprofunda e insiste nesta vertente do discurso interior que constituía já o modo discursivo nas Confissões. Com a utilização desta técnica cria-se um novo procedimento ético segundo o qual a literatura é posta ao serviço da filosofia.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCEIL, FCSH-UNLpor
dc.relation.ispartofseriesCC_01-05;-
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleO SUJEITO DE SI NO DISCURSO MEDIEVAL - EM TORNO DO SOLILÓQUIO (DE SANTO AGOSTINHO AO ROMAN DE TRISTAN DE THOMAS D'ANGLETERRE)por
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage41por
degois.publication.lastPage52por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCadernos do CEIL - Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imagináriopor
degois.publication.volumen.º 1por
dc.relation.publisherversionhttp://ceil.fcsh.unl.pt/cadernos/PDF/5_ana_paiva_morais.pdfpor
Aparece nas colecções:FCSH: CEIL - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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