Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/121648| Título: | Once Upon a Time in Ribeira Bote. Um Exemplo Prático de Comédia Popular Crioula |
| Autor: | Fortes, Yannick Stiven |
| Orientador: | Madeira, Cláudia |
| Palavras-chave: | Crioulo Comédia Teatro Crioulização Cabo Verde Comedy Theater Creole Creolization Cape Verde |
| Data de Defesa: | 27-Mai-2021 |
| Resumo: | O presente relatório pretende fazer uma abordagem ao processo de montagem da comédia popular crioula “Once Upon a Time in Ribeira Bote”, cuja estreia teve lugar na última edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact 2020. Este tipo de comédia surgiu em meados do século XX, no seio dos clubes recreativos da cidade do Mindelo em Cabo Verde, centrando-se na abordagem cómica de acontecimentos predominantemente urbanos e caracterizando-se por uma pujante crítica social onde se destacava o tom brejeiro, provocatório e malicioso. Neste sentido, serão apresentados exemplos práticos de recobro da tradição da Comédia Popular Crioula - que é uma componente fundamental para a compreensão da identidade do teatro cabo-verdiano. Após uma introdução em torno da história da comédia crioula em Cabo Verde, faz-se um enquadramento do projeto cénico a nível dramatúrgico, social, histórico, cultural e linguístico. O exercício cénico, tal como é comum nas comédias deste género, parte da vivência e histórias da população do Mindelo, focando-se mais exatamente no bairro da Ribeira Bote. Desta forma, far-se-á uma descrição da investigação realizada no âmbito das histórias e tradições do bairro, no campo social, folclórico e musical que serviram de base para a montagem dramatúrgica. Por fim, relatar-se-ão os resultados obtidos com a realização do exercício cénico relativamente às opções de encenação, ao ritmo do espetáculo, ao registo de interpretação, à iluminação, à dramaturgia e à receção do público na noite da estreia, fazendo uma ligação entre estes momentos e a identidade do teatro cabo-verdiano. This report intended to approach the process of producing the creole comedy Once Upon a Time in Ribeira Bote, which premiere took place in the latest edition of the Mindelo International Theater Festival - Mindelact 2020. This type of comedy appeared in the beginning of the 20th century in the recreational clubs of the city of Mindelo in Cape Verde, focusing on the comical approach of urban events and being characterized by a vigorous social criticism, with a provocative and malicious tone. In this sense, practical examples recovering the tradition of the Popular Creole Comedy will be included, which is a fundamental component for understanding the identity of Cape Verdean theater. After a theoretical introduction and a historical review of the Creole comedy in Cape Verde, the scenic project is framed at a dramaturgical, social, historical, cultural and linguistic level. The scenic exercise as is common in comedies of this kind, originates from the experiences and stories of the population of Mindelo, focusing more precisely on the Ribeira Bote neighborhood, thus describing the investigation carried out within the context of the neighborhood's histories and traditions, in the social, folkloric and musical fields that served as the basis for this dramaturgical montage. Finally, there is a demonstration of the results obtained with the performance of the scenic exercise regarding staging options, the rhythm of the show, the recording of interpretation, lighting, dramaturgy and the reaction of the audience on the night of the premiere making a relation between these moments and the identity of Cape Verdean theater. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/121648 |
| Designação: | Mestrado em Artes Cénicas |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Projeto Cénico Once Upon a Time in Ribeira Bote .pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











