Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/117962| Título: | O Impacto do Visual na (Re)Construção do Conhecimento Histórico. Olhares dos alunos sobre imagens da Contemporaneidade |
| Autor: | Pinto, Ricardo Fernando |
| Orientador: | Alves, Daniel |
| Palavras-chave: | Ensino de História Conhecimento histórico Literacia Visual Fontes Visuais História Imagens History Teaching Visual Sources History Pictures Visual Literacy |
| Data de Defesa: | 9-Mar-2021 |
| Resumo: | Resulta o presente Relatório de um conjunto de experiências pedagógicas e didáticas realizadas no decurso da Prática Ensino Supervisionada, à disciplina de História, em duas turmas finalistas do 3.º Ciclo e em uma turma finalista do Secundário, da Escola Básica e Secundária da Cidadela (Cascais), no ano letivo de 2018/2019, tendo por tema a utilização de fontes visuais em contexto educativo. Em primeiro lugar, importa referir que, apesar de o tema não ser novo, as imagens, os seus conteúdos e tipos, bem como a forma como são interpretadas e/ou compreendidas, constituem um assunto relevante no âmbito do ensino-aprendizagem
de História, uma vez que os alunos continuam a manifestar dificuldades relativamente à sua utilização e leitura nesta disciplina. A velocidade com que são veiculadas, através dos media e das redes sociais, faz com que, por vezes, sejam observadas com superficialidade, carecendo de atenção e de uma atitude crítica por parte dos mais jovens. Assim, e sendo a imagem um dos mais importantes elos de informação e comunicação entre o homem e o seu meio, é importante revisitar a questão, refletindo se os vestígios visuais pretéritos poderão e conseguirão motivar os alunos, quer para a disciplina de História quer para o desenvolvimento do seu sentido crítico e analítico (essenciais à prática de uma cidadania ativa). Importa igualmente aferir se o tipo de narrativas que se constroem na observação de fontes visuais distintas - que refletem, no âmbito deste trabalho, a História do século XX – permite aos alunos alcançar e mobilizar o conhecimento histórico. A ação desenvolvida, em contexto de sala de aula, acaba, igualmente, por enriquecer os campos de estudo relacionados com a Educação Histórica e com a Literacia Visual. This Report results from a set of pedagogical and didactic experiences carried out throughout the course of Supervised Teaching Practice, in the subject of History, in two final year classes of the 3rd Cycle and a final year class of Secondary School, from the Primary and Secondary School of the Cidadela, Cascais, and in the school year of 2018/2019, with the objective of using visual sources in an educational context. First of all, despite the fact that this theme has previously been visited, it should be noted that pictures, their contents and typologies, as well as the way they are interpreted and/or understood, is still a relevant matter in the teaching-learning process as far as History is concerned, because students keep on having difficulties in what regards the use and reading of pictures in this subject. The speed at which pictures are conveyed, by the media and social networks, accounts for the way they are sometimes looked upon superficially, without attention or critical awareness by young people. Thus, since the picture is one of the most important links of information between man and his surroundings, it is important to revisit the issue, reflecting on whether past visual traces can and will motivate students, be it for the subject of History or for the development of their critical and analytical awareness (essential to the practice of active citizenship), and simultaneously, to gauge whether the type of narratives that they build through by observing a set of distinct visual typologies - which reflect, in the scope of this work, the history of the 20th century - allows them to understand and use the learned historical knowledge. The action developed in the classroom also ends up enriching the fields of study related to Historical Education and Visual Literacy. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/117962 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relatório PES.pdf | 41,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











