Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/117779
Título: | The past and the future display of the slide-based artwork. Slides de Cavalete (1978-1979) by Ângelo de Sousa |
Autor: | Silva, Joana Ferreira, Joana Lia Ávila, Maria de Jesus Ramos, Ana Maria |
Palavras-chave: | Ângelo de Sousa Slides de Cavalete (1978-1979) Slide-based artworks Display Obras de arte em suporte de diapositivos Montagem |
Data: | 2019 |
Editora: | Instituto de História da Arte |
Resumo: | Slides de Cavalete (1978-1979) is a slide-based artwork by the Portuguese artist Ângelo de Sousa (1938-2011). This paper explores issues related to the exhibition of Slides de Cavalete through the view of a conservator. In the absence of the artist, the display history of this work was traced with the aim of providing a base to substantiate the decision-making process of its exhibition and preservation. Published and unpublished documentation related to the exhibitions was consulted and personalities who could have witnessed the presentation of the artwork were interviewed. During this study it was understood that Ângelo de Sousa first presented the work projected on a canvas over an easel, for the exhibition A Fotografia como Arte/A Arte como Fotografia in 1979. In the two exhibitions carried out in 2017, the work was presented as a digital projection without the use of canvas and easel. This detachment from the first presentation, might have led to a misunderstanding of the work. Based on the conducted research and following the current procedures, display options for the exhibition of Slides de Cavalete are discussed. Slides de Cavalete (1978-1979) é uma obra de arte em suporte de diapositivos do artista português Ângelo de Sousa (1938-2011). Este texto explora questões relacionadas com a exposição de Slides de Cavalete através da perspetiva da conservação. Perante a ausência do artista, o presente artigo traça a história da exposição deste trabalho com o objetivo de fornecer uma base que possa auxiliar futuros processos de decisão, tanto em termos de montagem como de preservação da obra. Para tal, entrevistaram-se personalidades que testemunharam as apresentações anteriores deste trabalho e recorreu-se a documentação, publicada e inédita. Durante o estudo, percebemos que na primeira vez em que Ângelo de Sousa apresentou publicamente a obra, ela foi projetada numa tela sobre um cavalete, durante a exposição A Fotografia como Arte / A Arte como Fotografia em 1979. Já nas duas exposições realizadas em 2017, a obra foi apresentada como uma projeção digital sem qualquer recurso a tela ou cavalete. Consideramos que esta discrepância face à primeira apresentação pode conduzir a uma receção equívoca da obra. Com base na investigação desenvolvida, e respeitando procedimentos atualizados, este artigo discute possíveis opções de montagem numa futura apresentação de Slides de Cavalete. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/117779 |
ISSN: | 1646-1762 |
Versão do Editor: | https://institutodehistoriadaarte.wordpress.com/revista-de-historia-da-arte-n-o-14-2019/ |
Aparece nas colecções: | Revista do IHA Nº 14 (2019) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rha_14-186-203_SilvaJoana.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.