Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/117661
Título: | O Trabalho da Perda: efemeridade, registro e poética |
Autor: | Barbosa, Tainan Ribeiro de Abreu |
Orientador: | Tejo, Cristiana Medeiros, Margarida |
Palavras-chave: | Arte contemporânea Memória Efemeridade Registro Poética Artur Barrio Ephemeral Record Poetic |
Data de Defesa: | 11-Mar-2021 |
Resumo: | A desmaterialização da obra de arte foi um dos pilares para o questionamento no que diz respeito ao seu objeto, no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o que impulsionou a adoção do registro como solução para sobrevivência da obra, que possui um tempo-espaço de aparição e desaparição. Os novos equipamentos de produção de imagem fotográficos e audiovisuais passaram a fazer parte da arte contemporânea como consequência da documentação da efemeridade e fruto da modernidade. Desse modo, esta pesquisa busca analisar esses registros e tem como fio condutor a produção do artista Artur Barrio, tendo em vista a notória transitoriedade de suas obras. A trajetória do trabalho, então, procura aproximar e contrastar sua dinâmica com os processos de outros artistas que se utilizam da mesma estratégia e, assim, traçar uma investigação sobre a construção de um tipo de arquivo na arte contemporânea. Além disso, tem como premissa questionar a posição do artista luso-brasileiro acerca de seus próprios registros, já que alega que esses são apenas informações da obra. Considerando todos esses questionamentos, a linha desta pesquisa busca adentrar as estruturas do registro para trabalhar a poética e o destino de suas imagens, bem como sua circulação nos espaços da arte. Por fim, busca também pensar o impacto para quem olha essas imagens e o que se pode nutrir a partir dos registros da perda. The dematerialization of the artwork was one of the pillars for questioning its object, in the late 1960s and the early 1970s. This process trigged the adoption of the record as a solution for the survival of the piece that has its own time-space of appearing and disappearing. The new photographic and audiovisual equipment from image production began to be part of contemporary art as a consequence of the ephemeral documentation and are a product of modernity. Therefore, this research intends to analyze those records and it has the artist Artur Barrio as an underlying thread, regarding the notorious temporariness of his work. For that so, the course of this work seeks to approach and contrast Barrio´s dynamic with other artists processes that have the same strategy as him, to scan this kind of contemporary archive. Furthermore, it inquires the Luso-Brazilian position about his own records as a premise to all research questions, as the artist claims that they are only information of his artwork. Considering all these questions, the research line pursues to find the record structures to work with its poetic and the destiny of its images. Lastly, it claims to reflect about the impact generated for those who look at these images and what they can keep from the loss of the records. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/117661 |
Designação: | Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Cinema e Fotografia |
Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O TRABALHO DA PERDA - Tainan Barbosa (54298) Dissertação de Mestrado em Estética e Estudos Artísticos. .pdf | 9,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.