Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/11719
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T11:01:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/11719 | - |
dc.description | Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende descrever a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e incide sobre as atividades levadas a cabo com turmas do 3.º Ciclo e do Secundário da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana durante o ano letivo 2012/2013. É inegável a interferência das teorias pedagógicas na atividade docente. Esta atividade desenvolve-se sempre em consequência da necessidade de promover ou melhorar todo o processo de aquisição de conhecimentos. Tentar-se-á neste relatório explorar e comparar duas das teorias existentes – O funcionalismo e o socioconstrutivismo. Ambas propõem um conjunto de metodologias e estratégias pedagógicas que tentaremos explanar. A exploração teórica é acompanhada de um estudo empírico realizado junto de duas turmas do ensino secundário. Com os resultados do estudo pretende-se perscrutar, entre outros, o significado da escola para os alunos, as estratégias que promovem a motivação nos alunos, os efeitos da aplicação de estratégias expositivas e cooperativas e a posição dos professores face a estas duas conceções educativas. Demonstrar-se-á que ambas as teorias contêm aspectos que promovem o sucesso escolar e que, em momento algum, se anulam completamente. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Funcionalismo | por |
dc.subject | Socioconstrutivismo | por |
dc.subject | Escola Tradicional | por |
dc.subject | Escola Moderna | por |
dc.subject | Teorias pedagógicas | por |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | por |
dc.title | O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise | por |
dc.type | masterThesis | por |
my.embargo.terms | YEARS_WITHHELD:1 | - |
my.embargo.lift | 2015-03-19T11:01:11Z | - |
dc.identifier.tid | 201052482 | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Funcionalismo e o Socioconstrutivismo no Ensino da História e da Geografia_dois modelos em análise.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.