Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/11719
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Joaquim Agostinho Teixeira Freire de-
dc.date.accessioned2014-03-19T11:01:11Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/11719-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório pretende descrever a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e incide sobre as atividades levadas a cabo com turmas do 3.º Ciclo e do Secundário da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana durante o ano letivo 2012/2013. É inegável a interferência das teorias pedagógicas na atividade docente. Esta atividade desenvolve-se sempre em consequência da necessidade de promover ou melhorar todo o processo de aquisição de conhecimentos. Tentar-se-á neste relatório explorar e comparar duas das teorias existentes – O funcionalismo e o socioconstrutivismo. Ambas propõem um conjunto de metodologias e estratégias pedagógicas que tentaremos explanar. A exploração teórica é acompanhada de um estudo empírico realizado junto de duas turmas do ensino secundário. Com os resultados do estudo pretende-se perscrutar, entre outros, o significado da escola para os alunos, as estratégias que promovem a motivação nos alunos, os efeitos da aplicação de estratégias expositivas e cooperativas e a posição dos professores face a estas duas conceções educativas. Demonstrar-se-á que ambas as teorias contêm aspectos que promovem o sucesso escolar e que, em momento algum, se anulam completamente.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFuncionalismopor
dc.subjectSocioconstrutivismopor
dc.subjectEscola Tradicionalpor
dc.subjectEscola Modernapor
dc.subjectTeorias pedagógicaspor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.titleO funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análisepor
dc.typemasterThesispor
my.embargo.termsYEARS_WITHHELD:1-
my.embargo.lift2015-03-19T11:01:11Z-
dc.identifier.tid201052482-
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Funcionalismo e o Socioconstrutivismo no Ensino da História e da Geografia_dois modelos em análise.pdf4,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.