Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/114274Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Soares, Marta | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-22T23:27:26Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-22T23:27:26Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.issn | 2175-7917 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 27355357 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 491b11a0-8611-4681-9813-e9ae8d7deb35 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/114274 | - |
| dc.description | UID/PAM/00417/2013 | - |
| dc.description.abstract | Trou de la Serrure Parto da Viola Bon ménage Fraise Avant-garde é o longo título de um quadro do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Parto da Viola (abrevio desta forma) foi pintado em Manhufe (terra natal de Amadeo no norte de Portugal) no período em que eclodia a revista Orpheu, em Lisboa. Apesar da frequente inclusão do pintor na história da revista (em grande parte devedora da narrativa de Almada Negreiros), ainda poucos estudos expandiram a relação entre as obras de Amadeo de Souza-Cardoso e no enquadramento artístico de Orpheu. O movimento sensacionista, criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, potencia várias abordagens aos contributos literários e plásticos. Neste artigo, centrar-me-ei na sensação e na sinestesia, uma das vertentes do sensacionismo. Após a contextualização artística e interdisciplinar de Orpheu, revela-se o resultado de uma investigação no espólio de Amadeo de Souza-Cardoso que pode reforçar o lugar de Amadeo na história da revista modernista. | en |
| dc.format.extent | 20 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FPAM%2F00417%2F2013/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Amadeo de Souza-Cardoso | - |
| dc.subject | Revista Orpheu | - |
| dc.subject | Sensacionismo | - |
| dc.subject | Fernando Pessoa | - |
| dc.subject | Almada Negreiros | - |
| dc.title | Parto da Viola para 'Orpheu' | - |
| dc.type | article | - |
| degois.publication.firstPage | 116 | - |
| degois.publication.issue | 2 | - |
| degois.publication.lastPage | 135 | - |
| degois.publication.title | Anuário de Literatura | - |
| degois.publication.volume | 20 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n2p116 | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | Amadeo de Souza-Cardoso, o sensacionismo e os 'hors-textes' de 'Orpheu 3' | - |
| dc.contributor.institution | Instituto de História da Arte (IHA) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: IHA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 38539_Texto_do_Artigo_139210_1_10_20151119.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











