Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/114274
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Marta-
dc.date.accessioned2021-03-22T23:27:26Z-
dc.date.available2021-03-22T23:27:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2175-7917-
dc.identifier.otherPURE: 27355357-
dc.identifier.otherPURE UUID: 491b11a0-8611-4681-9813-e9ae8d7deb35-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/114274-
dc.descriptionUID/PAM/00417/2013-
dc.description.abstractTrou de la Serrure Parto da Viola Bon ménage Fraise Avant-garde é o longo título de um quadro do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Parto da Viola (abrevio desta forma) foi pintado em Manhufe (terra natal de Amadeo no norte de Portugal) no período em que eclodia a revista Orpheu, em Lisboa. Apesar da frequente inclusão do pintor na história da revista (em grande parte devedora da narrativa de Almada Negreiros), ainda poucos estudos expandiram a relação entre as obras de Amadeo de Souza-Cardoso e no enquadramento artístico de Orpheu. O movimento sensacionista, criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, potencia várias abordagens aos contributos literários e plásticos. Neste artigo, centrar-me-ei na sensação e na sinestesia, uma das vertentes do sensacionismo. Após a contextualização artística e interdisciplinar de Orpheu, revela-se o resultado de uma investigação no espólio de Amadeo de Souza-Cardoso que pode reforçar o lugar de Amadeo na história da revista modernista.en
dc.format.extent20-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FPAM%2F00417%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAmadeo de Souza-Cardoso-
dc.subjectRevista Orpheu-
dc.subjectSensacionismo-
dc.subjectFernando Pessoa-
dc.subjectAlmada Negreiros-
dc.titleParto da Viola para 'Orpheu'-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage116-
degois.publication.issue2-
degois.publication.lastPage135-
degois.publication.titleAnuário de Literatura-
degois.publication.volume20-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n2p116-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleAmadeo de Souza-Cardoso, o sensacionismo e os 'hors-textes' de 'Orpheu 3'-
dc.contributor.institutionInstituto de História da Arte (IHA)-
Aparece nas colecções:FCSH: IHA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
38539_Texto_do_Artigo_139210_1_10_20151119.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.