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Título: Do gesto transgressor sob a lógica estetizante da cena pós-contemporânea: Uma abordagem à prática artística emergente em contexto português
Autor: Silva, Carolina Machado da
Orientador: Jürgens, Sandra Cristina Piedade Vieira
Palavras-chave: Gesto transgressor
Lógica estetizante
Cena pós-contemporânea
Prática artística emergente
Contexto português
2016-2019
Transgressive gesture
Aestheticizing logic
Post-contemporary scene
Emerging art practice
Portuguese context
Data de Defesa: 11-Dez-2020
Resumo: Torna-se cada vez mais evidente – senão mesmo flagrante – o esgotamento do sistema da arte contemporânea: a respeito da mais recente produção, não fará sentido continuar a discorrer sobre uma arte dita contemporânea. Reportamo-nos à transição da contemporaneidade para a pós-contemporaneidade e da arte contemporânea para a arte pós-contemporânea, procurando indagar a ascendência de uma lógica estetizante sobre o gesto transgressor. Apresenta-se um estudo sobre o potencial transgressor da criação artística - ao que tudo indica, inevitavelmente condicionado pelo processo de estetização que o dispositivo tardo-capitalista tem vindo a alimentar. Se o gesto transgressor figura como a força em acção, a lógica estetizante denotará a instância do seu condicionamento. Debruçamo--nos sobre o caso particular da prática artística emergente – mais concretamente, da geração pós-1989 a operar em contexto português – a partir de uma cronologia simbólica, não propriamente vinculativa, que inicia a 9 de Novembro de 2016 e termina a 9 de Novembro de 2019.
The exhaustion of the contemporary art system is becoming more and more evident, if not blatant: when it comes to the most recent work, it is no longer a matter of discussing the so-called contemporary art. We address the transition from contemporaneity to post--contemporaneity and from contemporary art to post-contemporary art, aiming to inquire the ascendancy of an aestheticizing logic over the transgressive gesture. A study is presented on the transgressive potential of art creation – which seems inevitably conditioned by the aestheticization process that the late-capitalist apparatus has been promoting. If the transgressive gesture appears as the force in action, the aestheticizing logic denotes the instance of its conditioning. We approach the particular case of the emerging art practice – more specifically, of the post-1989 generation operating in the Portuguese context – from a symbolic, not strictly binding, chronology that starts on November 9, 2016 and ends on November 9, 2019.
URI: http://hdl.handle.net/10362/114230
Designação: Dissertação de Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Arte e Culturas Políticas
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

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