Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/114157
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamalhete, Filipa-
dc.contributor.authorQuintela, João-
dc.date.accessioned2021-03-19T23:35:58Z-
dc.date.available2021-03-19T23:35:58Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.isbn978-989-98857-
dc.identifier.otherPURE: 28747377-
dc.identifier.otherPURE UUID: c9db8e7b-3418-4eee-ad01-5317326efcbb-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/114157-
dc.descriptionUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020-
dc.description.abstractA aproximação do ensino às comunidades é um tema fulcral nas áreas disciplinares que intervêm diretamente no ordenamento e na gestão do território. Colmatar lacunas entre o ensino teórico e a prática profissional é um desafio permanente, quer do ponto de vista da adequação da teoria à prática, quer da transmissão e aquisição de competências técnicas e metodológicas para agir em situações reais. Nas últimas décadas, assistiu-se ao crescimento do número de projetos em que a comunidade académica se associa ao estudo e à proposta de soluções para a resolução de problemas concretos das várias comunidades, em práticas cada vez mais interdisciplinares. O CEACT/UAL desenvolve desde 2012, o projeto in situ/, composto por laboratórios de intervenção de curta duração, que têm como objetivo proporcionar aos participantes, maioritariamente alunos universitários, uma aprendizagem em contexto real. Propõe-se, nesta comunicação, apresentar uma reflexão sobre as metodologias de ensino desenvolvidas para a prossecução dos objetivos das várias edições, explicando de que forma, através de uma metodologia de investigação/ação, se procede à análise do território, à elaboração de discussão de propostas construtivas a diferentes escalas e, finalmente, à construção, no terreno, das estruturas e soluções encontradas.en
dc.format.extent7-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Minho-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino-
dc.subjectTerritório-
dc.subjectArquitetura-
dc.subjectin situ/-
dc.titleAprender enquanto se constrói-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage721-
degois.publication.lastPage726-
degois.publication.titleXII Congresso da Geografia Portuguesa-
degois.publication.titleXII Congresso da Geografia Portuguesa-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleIntervenções em territórios de proximidade: o caso dos laboratórios in situ/-
dc.contributor.institutionCentro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: CICS.NOVA - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aprender_enquanto_se_constr_i.pdf393,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.