Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/114157
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramalhete, Filipa | - |
dc.contributor.author | Quintela, João | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-19T23:35:58Z | - |
dc.date.available | 2021-03-19T23:35:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-98857 | - |
dc.identifier.other | PURE: 28747377 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: c9db8e7b-3418-4eee-ad01-5317326efcbb | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/114157 | - |
dc.description | UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 | - |
dc.description.abstract | A aproximação do ensino às comunidades é um tema fulcral nas áreas disciplinares que intervêm diretamente no ordenamento e na gestão do território. Colmatar lacunas entre o ensino teórico e a prática profissional é um desafio permanente, quer do ponto de vista da adequação da teoria à prática, quer da transmissão e aquisição de competências técnicas e metodológicas para agir em situações reais. Nas últimas décadas, assistiu-se ao crescimento do número de projetos em que a comunidade académica se associa ao estudo e à proposta de soluções para a resolução de problemas concretos das várias comunidades, em práticas cada vez mais interdisciplinares. O CEACT/UAL desenvolve desde 2012, o projeto in situ/, composto por laboratórios de intervenção de curta duração, que têm como objetivo proporcionar aos participantes, maioritariamente alunos universitários, uma aprendizagem em contexto real. Propõe-se, nesta comunicação, apresentar uma reflexão sobre as metodologias de ensino desenvolvidas para a prossecução dos objetivos das várias edições, explicando de que forma, através de uma metodologia de investigação/ação, se procede à análise do território, à elaboração de discussão de propostas construtivas a diferentes escalas e, finalmente, à construção, no terreno, das estruturas e soluções encontradas. | en |
dc.format.extent | 7 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade do Minho | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Ensino | - |
dc.subject | Território | - |
dc.subject | Arquitetura | - |
dc.subject | in situ/ | - |
dc.title | Aprender enquanto se constrói | - |
dc.type | conferenceObject | - |
degois.publication.firstPage | 721 | - |
degois.publication.lastPage | 726 | - |
degois.publication.title | XII Congresso da Geografia Portuguesa | - |
degois.publication.title | XII Congresso da Geografia Portuguesa | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.title.subtitle | Intervenções em territórios de proximidade: o caso dos laboratórios in situ/ | - |
dc.contributor.institution | Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: CICS.NOVA - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprender_enquanto_se_constr_i.pdf | 393,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.