Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/11376
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Luis Miguel Pires-
dc.date.accessioned2014-02-12T10:39:17Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/11376-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este, encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira parte debruça-se sobre as questões teóricas relacionadas com a temática em estudo, ou seja, a avaliação das aprendizagens. Aqui, procede-se a uma reflexão sobre o tema tendo por base algumas obras de autores de referência s, procurando compreender a evolução do estudo da avaliação das aprendizagens nos últimos anos. Neste capítulo, serão igualmente definidos os principais tipos de avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa) bem como os instrumentos que lhe estão inerentes. Por fim, realizar-se-á uma breve abordagem à legislação portuguesa em vigor, no que diz respeito a estas matérias, nomeadamente, o Decreto-Lei 139/2012 de 05 de Julho. As segunda e terceira partes do relatório incidirão sobre a prática de ensino supervisionada desenrolada na Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica. Aqui serão apresentados alguns dos instrumentos desenvolvidos no âmbito da avaliação das aprendizagens, bem como uma análise dos resultados alcançados pelos alunos às disciplinas de História e de Geografia, respectivamente. Espera-se, com o presente relatório, compreender a importância da utilização de diferentes instrumentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem e de que forma estes contribuem, ou não, para o sucesso escolar dos alunos e para a adopção de melhores estratégias de ensino, por parte do professor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação das aprendizagenspor
dc.subjectAvaliação diagonósticapor
dc.subjectAvaliação sumativapor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.titleAvaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógicopor
dc.typemasterThesispor
my.embargo.termsYEARS_WITHHELD:2-
my.embargo.lift2016-02-12T10:39:17Z-
dc.identifier.tid201047217-
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_Versao Final.pdf4,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.