Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/112888
Título: A Escola Nacional de Saúde Pública: origens e história do ensino da saúde pública em Portugal
Outros títulos: The National School of Public Health: origins and history of public health education in Portugal
Autor: Graça, Luís
Palavras-chave: Saúde pública
Ensino
História
Portugal
Public health
Education
History
Portugal
Data: Set-2018
Editora: Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
Citação: Graça, Luís - A Escola Nacional de Saúde Pública: origens e história do ensino da saúde pública em Portugal = The National School of Public Health: origins and history of public health education in Portugal. Portuguese Journal of Public Health. ISSN 2504-3137. Vol. 36, Nº 3 (Setembro/Dezembro 2018), p. 102-113
Resumo: RESUMO - Desde a reforma sanitária de Ricardo Jorge (1899–1901), até à criação da Escola Nacional de Saúde Pública e Medicina Tropical, em 1 de janeiro de 1967, passaram-se mais de 6 décadas. Em 1903, começou a funcionar o Instituto Central de Higiene (ICH), de que o atual INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge é o herdeiro direto, hoje sem funções de ensino. A atual Escola Nacional de Saúde Pública também remonta ao ICH mas é o resultado do ensaio de vários modelos institucionais e organizacionais: o modelo Rockeffeler, o modelo OMS, o modelo universitário. É este período (1903–1966) que vamos revisitar, dando conta da evolução do ensino da saúde pública em Portugal.
ABSTRACT - Since the health reform of Ricardo Jorge (1899–1901), until the creation of the National School of Public Health and Tropical Medicine, on January 1, 1967, more than 6 decades passed. In 1903, the Central Institute of Hygiene (ICH) began operating, of which the current INSA – National Institute of Health Dr. Ricardo Jorge is the direct heir, today with no teaching functions. The current National School of Public Health also dates back to the ICH but is the result of the test of several institutional and organizational designs: the Rockefeller model, the WHO model, the university model. It is this period that we will revisit (1903–1966) giving an account of the evolution of the teaching of public health in Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/112888
DOI: 10.1159/000496515
ISSN: 2504-3137
Aparece nas colecções:ENSP - Portuguese Journal of Public Health

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RUN - PJPH - 2018 - v36n3a01 - p115-133.pdf233,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.