Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/112888| Título: | A Escola Nacional de Saúde Pública: origens e história do ensino da saúde pública em Portugal |
| Outros títulos: | The National School of Public Health: origins and history of public health education in Portugal |
| Autor: | Graça, Luís |
| Palavras-chave: | Saúde pública Ensino História Portugal Public health Education History Portugal |
| Data: | Set-2018 |
| Editora: | Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública |
| Citação: | Graça, Luís - A Escola Nacional de Saúde Pública: origens e história do ensino da saúde pública em Portugal = The National School of Public Health: origins and history of public health education in Portugal. Portuguese Journal of Public Health. ISSN 2504-3137. Vol. 36, Nº 3 (Setembro/Dezembro 2018), p. 102-113 |
| Resumo: | RESUMO - Desde a reforma sanitária de Ricardo Jorge (1899–1901), até
à criação da Escola Nacional de Saúde Pública e Medicina
Tropical, em 1 de janeiro de 1967, passaram-se mais de 6
décadas. Em 1903, começou a funcionar o Instituto Central
de Higiene (ICH), de que o atual INSA – Instituto Nacional de
Saúde Doutor Ricardo Jorge é o herdeiro direto, hoje sem
funções de ensino. A atual Escola Nacional de Saúde Pública
também remonta ao ICH mas é o resultado do ensaio de
vários modelos institucionais e organizacionais: o modelo
Rockeffeler, o modelo OMS, o modelo universitário. É este
período (1903–1966) que vamos revisitar, dando conta da
evolução do ensino da saúde pública em Portugal. ABSTRACT - Since the health reform of Ricardo Jorge (1899–1901), until the creation of the National School of Public Health and Tropical Medicine, on January 1, 1967, more than 6 decades passed. In 1903, the Central Institute of Hygiene (ICH) began operating, of which the current INSA – National Institute of Health Dr. Ricardo Jorge is the direct heir, today with no teaching functions. The current National School of Public Health also dates back to the ICH but is the result of the test of several institutional and organizational designs: the Rockefeller model, the WHO model, the university model. It is this period that we will revisit (1903–1966) giving an account of the evolution of the teaching of public health in Portugal. |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/112888 |
| DOI: | 10.1159/000496515 |
| ISSN: | 2504-3137 |
| Aparece nas colecções: | ENSP - Portuguese Journal of Public Health |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RUN - PJPH - 2018 - v36n3a01 - p115-133.pdf | 233,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











