Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/11206
Título: Avaliação da degradação de vias férreas: caracterização do balastro com recurso ao radar de prospeção
Autor: Lopes, André Martins
Orientador: Fontul, Simona
Palavras-chave: Radar de prospeção (GPR)
Constante dielétrica
Ensaios não destrutivos
Balastro
Infraestruturas ferroviárias
Data de Defesa: 2013
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Nas infraestruturas ferroviárias, o balastro tem um papel fundamental no funcionamento da via e na segurança que este proporciona aos utilizadores. Tendo em conta a grande importância que este elemento tem nos caminhos-de-ferro, é necessário a sua manutenção, prevenindo assim a degradação e contaminação. Para avaliar a condição em contínuo deste material, o Radar de prospeção representa uma ferramenta importante, na identificação de zonas que precisam de intervenções. Com esta dissertação pretende-se contribuir para uma melhor localização dessas zonas de uma maneira mais expedita através da utilização do Radar de prospeção e de um conhecimento mais aprofundado da variação das constantes dielétricas do balastro. Neste trabalho apresentam-se os princípios de funcionamento do Radar de prospeção, as diferentes aplicações do equipamento e as particularidades da utilização deste em infraestruturas ferroviárias. Foram realizados ensaios em laboratório, em modelos físicos, para determinação da constante dielétrica do balastro ferroviário em várias condições. Apresentam-se os resultados dos diversos casos de estudo, realizados em materiais, com diferentes níveis de contaminação e de teores em água. Foram analisadas medições “in situ” com o Radar de prospeção, em linhas em funcionamento com balastro em diferentes estados de contaminação, onde foram também realizados poços para medição da espessura e avaliação da condição do balastro. Apresentam-se os principais resultados obtidos, algumas recomendações na utilização do Radar de prospeção na avaliação do balastro ferroviário, juntamente com a necessidade de desenvolvimentos futuros.
Descrição: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Ramo de Estruturas e Geotecnia
URI: http://hdl.handle.net/10362/11206
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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