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dc.contributor.advisorCoutinho, Maria Antónia-
dc.contributor.advisorSantos, Maria do Rosário Laureano-
dc.contributor.authorCabral, Ana Cláudia Neres-
dc.date.accessioned2021-02-18T13:15:48Z-
dc.date.available2021-02-18T13:15:48Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.date.submitted2020-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/112033-
dc.description.abstractEste relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões. A PES inclui reflexões críticas da prática e da observação das aulas de Português e de Latim, documentos e atividades empreendidas durante o estágio na disciplina de Português, no 8º ano e no 12.º ano, e na disciplina de Latim no 11.º ano. O relatório da PES, cujo título é “Representações Femininas no Ensinoaprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades”, pretende analisar a importância do feminino - concretamente, o papel da figura feminina como ser social e humano, através de textos, dos programas e de atividades. Para tal, através de uma abordagem hermenêutica, será realizado um caminho pela representação social, especificando a questão de género, abordando o conceito de cultura e culminando a exposição na escola, enquanto “centro gravítico” de cultura, concretamente na sala de aula. Este estudo procura, assim, questionar textos escolhidos, exemplos apresentados, orientações dadas e, por fim, alguns elementos paratextuais.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on the supervised teaching practice (PTS) in the Escola Secundária de Pedro Nunes and the Escola Secundária de Camões, during. The PST includes critical reflections on the practice and observation of Latin and Portuguese classes, documents and activities undertaken during the internship in the Portuguese subject in the 8th grade and in the 12th grade and in the Latin subject in the 11th grade. The report of PTS, whose title is "Female Representations in the teaching and learning of Portuguese and Latin: texts, programs and activities", aims to analyse the importance of the feminine - specifically, the role of the feminine figure as a social and human being, through texts, programs and activities. For such, through a hermeneutical approach will be carried out a path through the social representation, specifying the gender issue, addressing the concept of culture, culminating the deployment at school whilst “gravitational center” of culture specifically in the classroom. This study also seeks to question texts, examples presented, guidelines given and finally, paratextual elements.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino do Portuguêspt_PT
dc.subjectEnsino do Latimpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectFiguras femininaspt_PT
dc.subjectRepresentações sociaispt_PT
dc.subjectTextospt_PT
dc.subjectProgramaspt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectFeminine figurespt_PT
dc.subjectSocial representationspt_PT
dc.subjectTextspt_PT
dc.subjectProgramspt_PT
dc.titleRepresentações femininas no ensino-aprendizagem do português e do latim: textos, programas e atividadespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundáriopt_PT
dc.identifier.tid202532607pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DL - Dissertações de Mestrado
FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

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