Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/111911
Título: | Motivar para Questionar: a História como disciplina estimuladora do pensamento crítico |
Autor: | Martins, Miguel Pereira |
Orientador: | Henriques, Raquel |
Palavras-chave: | Ensino de História Pensamento crítico Metodologia da História Questionamento Reflexão Fontes históricas Critical Thinking; History methodology Questioning Reflection Historical sources |
Data de Defesa: | 10-Dez-2020 |
Resumo: | As diretrizes mais recentes, promulgadas pelo Ministério da Educação e pelo Conselho da Europa, fazem referência ao Pensamento Crítico enquanto finalidade em diferentes níveis de ensino. Neste contexto, considera-se essencial que hoje o jovem, à saída da escolaridade obrigatória, seja um cidadão capaz de pensar crítica e autonomamente. De modo a concretizar este objetivo, por um lado, seguiu-se a linha da teoria
focada no Pensamento Crítico no contexto educativo, que propõe que o discente se torne alguém que questione ativamente as ideias que lhe são apresentadas, que reflita cuidadosamente sobre elas e seja capaz de selecionar aquelas que lhe pareçam mais razoáveis e sustentadas em evidências fiáveis. Por outro lado, assentou-se a prática letiva em diversos princípios da Educação Histórica, que defende o trabalho com fontes
históricas como um meio privilegiado de explorar a natureza do conhecimento histórico e a sua metodologia – um conhecimento que lida com diversos pontos de vista, muitas vezes contraditórios, e, que, por isso, tem que os questionar e analisar criticamente de forma a fazer uma interpretação sustentada e fundamentada. Desta forma, definiu-se como objetivo um ensino da História reflexivo, motivador de perguntas desafiadoras perante a informação das fontes históricas, de forma a estimular o desenvolvimento, por parte dos alunos, do seu Pensamento Crítico. O relatório que aqui se apresenta é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo
da Prática de Ensino Supervisionada, focada no desenvolvimento do Pensamento Crítico por parte dos alunos. The latest guidelines, promulgated by the Ministry of Education and the Council of Europe, advocate Critical Thinking as a main goal in diferent levels of education. In this context, it is today considered essential that young students, when leaving compulsory education, should be citizens capable of autonomous and Critical Thinking. In order to achieve this goal, on the one hand, the line of theory focused on Critical Thinking in the educational context, wich advocates that the student becomes someone capable of actively question the ideas that are presented to him, someone that reflects carefully about those ideias, and is able to select those that seem more reasonable and based upon reliable evidence. On the other hand, the teaching practice was based upon several principles of History Education, wich advocate working with historical sources as a privileged means of exploring the nature of historical knowledge and its methodology – a kind of knowledge that deals with diferent points of view, wich are often contradictory, and, therefore, must be questioned and critically analysed, in order to do a sustained interpretation. Hence, a reflective History education was set as a goal, capable of motivating the making of challeging questions in face of the information provided by historical sources, in order to stimulate the development, by the students, of their Critical Thinking. The report presented here is the result of the work developed throughout the Supervised Teaching Practice, focused on the development of Critical Thinking by the students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/111911 |
Designação: | Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO_MIGUEL MARTINS_48337.pdf | 13,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.