Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/111242
Título: Alvos, dorsos e saltos
Autor: Soares, Marta
Palavras-chave: Amadeo de Souza-Cardoso
animais
pintura
modernismo
Data: 2020
Resumo: Aparentemente, a partir de 1914, os animais não estão tão presentes na obra de Amadeo de Souza-Cardoso. Se muita da fauna inicial de Amadeo é presa e, portanto, alvo de caça, mais tarde, durante a 1ª GM, os insectos surgem na pintura associados a alvos de tiro. Igualmente em simbiose com o alvo, insinuam-se relações com o olho animal e o disco simultaneísta. Recuando a 1911, ao período dos Galgos, proponho uma reinterpretação do par de cães, tendo em conta as considerações de Amadeo sobre a montanha, e dos seus coelhos enquanto criaturas híbridas que convocam uma segunda paisagem. Num registo assumidamente exploratório e fragmentário, este ensaio mapeia algumas ideias suscitadas pela animalia de Amadeo, preparando o terreno para futuras indagações mais profundas sobre o lugar dos animais do pintor português no seio do modernismo.
Descrição: UIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/111242
ISSN: 2184-206X
Aparece nas colecções:FCSH: IHA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14_marta_soares.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.