Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/111242| Título: | Alvos, dorsos e saltos |
| Autor: | Soares, Marta |
| Palavras-chave: | Amadeo de Souza-Cardoso animais pintura modernismo |
| Data: | 2020 |
| Resumo: | Aparentemente, a partir de 1914, os animais não estão tão presentes na obra de Amadeo de Souza-Cardoso. Se muita da fauna inicial de Amadeo é presa e, portanto, alvo de caça, mais tarde, durante a 1ª GM, os insectos surgem na pintura associados a alvos de tiro. Igualmente em simbiose com o alvo, insinuam-se relações com o olho animal e o disco simultaneísta. Recuando a 1911, ao período dos Galgos, proponho uma reinterpretação do par de cães, tendo em conta as considerações de Amadeo sobre a montanha, e dos seus coelhos enquanto criaturas híbridas que convocam uma segunda paisagem. Num registo assumidamente exploratório e fragmentário, este ensaio mapeia algumas ideias suscitadas pela animalia de Amadeo, preparando o terreno para futuras indagações mais profundas sobre o lugar dos animais do pintor português no seio do modernismo. |
| Descrição: | UIDB/00417/2020 UIDP/00417/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/111242 |
| ISSN: | 2184-206X |
| Aparece nas colecções: | FCSH: IHA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 14_marta_soares.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











