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dc.contributor.authorFreitas, Marco António Roque de-
dc.date.accessioned2014-01-17T17:05:36Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/11026-
dc.descriptionDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologiapor
dc.description.abstractEsta dissertação aborda a relação entre música, género e sexualidade numa discoteca pertencente ao Roteiro Gay de Lisboa – o Finalmente Club, partindo de um enquadramento teórico e metodológico alicerçado nos estudos de performance nas Ciências Sociais e em particular na Etnomusicologia. Para o efeito procedi à análise de duas dimensões performativas centrais desse espaço: a performance do transformismo (ou travesti) e a performance da sedução (o “engate”). É desenvolvido um estado da arte e uma contextualização histórica do Finalmente Club e da prática do transformismo no âmbito do Roteiro Gay de Lisboa, e apresentada uma descrição etnográfica deste estabelecimento, com particular foco na música e na dança. Após uma extensa observação de campo e recolha de múltiplos depoimentos de vários intervenientes (transformistas, DJ’s e clientes), concluo que as identidades sexuais no Finalmente Club são negociadas através da música e da dança, e definidas com base em premissas heteronormativas. Não são construídas numa oposição dialética entre homossexual e heterossexual mas sim musicalmente definida num âmbito microestrutural dentro da homossexualidade: entre “homens efeminados” e “homens masculinos”; entre os “bears” e os que não são “bears”; entre possíveis “ativos” e “passivos”. Demonstro o papel central desempenhado pela música e pela dança no processo, sendo veículos privilegiados para a compreensão e delimitação destas fronteiras identitáriaspor
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEtnomusicologiapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectDançapor
dc.subjectEstudos Gay e Lésbicospor
dc.titlePodem chamar-lhe loucura, mas achamos que é cultura. Música e a performance da sexualidade numa discoteca em Lisboapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201047730-
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