Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/110226
Título: Joint decisions promoting student engagement in the primary foreign language classroom
Autor: Valkama, Vanessa Rebecca Sanchia
Orientador: Matos, Ana Alexandra
Leslie, Carolyn
Palavras-chave: Ensino de Inglês
Ensino de Língua Estrangeira
Student engagement
Student choice
Autonomy support
Primary school
Foreign language
Empenho do aluno
Escolha do aluno
Suporte à autonomia
Escola primaria
Lingua entrangeira
Data de Defesa: 29-Out-2020
Resumo: The objective of this action research project was to discover how to engage students more in the primary English foreign language classroom by including them in decision-making processes. Therefore, the research question was, “How does joint decision-making affect student engagement in the primary foreign language classroom?” In order to determine the answer, I performed a small-scale action research project as a teacher trainee, where students were allowed to choose what type of activity we did to learn a certain topic in class once every week, using a questionnaire, observation grid and teacher’s journal to collect data on their emotional and behavioural engagement. I chose to focus on emotional and behavioural engagement because in my teaching experience, I have observed first hand when a student is emotionally and behaviourally engaged, it reduces the amount of undesirable behaviour that would normally lead to disruption in the classroom and negatively impact students’ academic achievement and mental well-being. Thus, the possibility of student choice increasing emotional and behavioural student engagement would be a positive outcome of the action research for both the students and the teacher. Although there were not many notable contrasts in the data collected using all three research instruments, possibly due to the initial high engagement of the students, higher levels of participation were evident after or while student choice was taking place. The results revealed that there were more differences in behavioural engagement than students’ emotional engagement, which allowed a conclusion to be formed that involving the students in decisionmaking in the classroom may have been a reason for the increase in their engaged behaviour. A possible explanation for the increase in behavioural engagement rather than emotional engagement may be that behavioural engagement was more observable than emotional engagement, and the fact that the students were initially more highly emotionally engaged than behaviourally engaged, thus not demonstrating great changes. Overall, as an outcome of this research, I discovered that the more open and inclusive I was with my students, the more they also opened up to me, which made them more engaged. Therefore, not only did this research encourage me to gain more knowledge about the topic, but as a teacher trainee it also motivated me to develop my classroom into an increasingly engaging and student-centred environment
O objetivo desta ação de pesquisa foi descobrir como envolver mais os alunos do ensino primário de Inglês como língua estrangeira, incluindo-os nos processos de decisão. Assim sendo, a questão da pesquisa foi: “Como é que o processo de tomada de decisões conjunta afeta o empenho dos alunos na sala de aula primária do ensino de Inglês como língua estrangeira?” De modo a determinar a resposta, fiz uma ação de pesquisa de pequena escala. Trabalhei como professora estagiária, num ambiente onde foi permitido aos alunos escolher que tipo de atividade se fazia para aprender um determinado tópico em aula, uma vez por semana. Os dados da pesquisa acerca do envolvimento emocional e comportamental dos alunos foram recolhidos sob a forma de questionários, tabelas de observação e um diário de professor. Escolhi focar-me no envolvimento emocional e comportamental porque, na minha experiência enquanto professora, observei em primeira mão que quando um estudante está emocionalmente e comportamentalmente envolvido, isso reduz a quantidade de comportamentos indesejáveis que normalmente levariam a perturbações na sala de aula e afetariam negativamente o desempenho académico e bem-estar mental dos outros alunos. Assim, a possibilidade de escolhas dos alunos aumentarem o seu envolvimento emocional e comportamental, seria um resultado positivo da ação de pesquisa para os alunos e para o professor. Embora não sejam apresentados muitos contrastes notáveis nos dados recolhidos usando os três instrumentos de pesquisa, possivelmente devido ao elevado empenho inicial dos alunos, níveis mais altos de participação eram evidentes após ou enquanto a escolha dos estudantes ocorria. Os resultados revelaram que havia mais diferenças no envolvimento comportamental do que o envolvimento emocional dos alunos, o que permitiu concluir que a inclusão dos alunos na tomada de decisões em sala de aula pode ter sido uma razão para o aumento de um comportamento mais envolvido. Uma possível explicação para o aumento do envolvimento comportamental em vez de emocional, poderá ser o facto do primeiro ser mais observável que o envolvimento emocional e o facto dos estudantes terem estado logo desde o início mais envolvidos emocionalmente do que comportamentalmente, não mostrando assim grandes mudanças a nível emocional. No geral, como resultado desta pesquisa, descobri que quanto mais aberta e inclusiva eu era com meus alunos, mais eles também se abriam para mim, o que os tornava mais envolvidos. Portanto, esta pesquisa não só me incentivou a adquirir mais conhecimento sobre o tema, como também me motivou enquanto estagiária a transformar a minha sala de aula num ambiente cada vez mais envolvente e centrado no aluno
URI: http://hdl.handle.net/10362/110226
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de estagio Vanessa Valkama.pdf2,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.