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Título: Desigualdades socioeconómicas no tabagismo em jovens dos 15 aos 17 anos
Outros títulos: Socioeconomic inequalities in smoking among adolescents aged from 15-17
Autor: Cristina, Andreia
Alves, Joana
Perelman, Julian
Palavras-chave: Desigualdades
Tabagismo
Adolescência
Estatuto socioeconómico
Fatores socioeconómicos
Inequality
Smoking
Adolescence
Socioeconomic status
Socioeconomic factors
Data: Jan-2016
Editora: Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública
Citação: Cristina, Andreia; Alves, Joana; Perelman, Julian - Desigualdades socioeconómicas no tabagismo em jovens dos 15 aos 17 anos = Socioeconomic inequalities in smoking among adolescents aged from 15-17. Revista Portuguesa de Saúde Pública. ISSN 0870-9025. Vol. 34, Nº 1 (Janeiro/Abril 2016), p. 69-76
Resumo: RESUMO - As desigualdades socioeconómicas (SE) no tabagismo na adolescência contribuem para as desigualdades em saúde nos adultos. Este trabalho mediu a associação entre estatuto SE e tabagismo em Portugal, através de um grupo de 1.900 adolescentes entre 14-17 anos de 6 escolas. A probabilidade de fumar regularmente foi estatisticamente mais elevada em filhos de pai desempregado, nos alunos com pior desempenho escolar e maior semanada. O estatuto SE do próprio adolescente tem maior influência que as condições SE da sua família. As políticas devem focar-se na situação do adolescente, promovendo o bem-estar na escola e integração no sistema educativo.
ABSTRACT - The socioeconomic (SE) inequalities in smoking among adolescents contribute to health inequalities in adulthood. This study aims at verifying the association between SE status and smoking in Portugal, using a group of 1,900 students aged between 14 and 17 from 6 schools. The likelihood of smoking was significantly greater among children of unemployed fathers, and among students with a lower academic performance and a higher personal income. The adolescent’s own SE status is more influential than her family’s SE condition. Policies must focus the adolescent’s situation, by promoting the well-being at school and the integration in the education system.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/107462
ISSN: 0870-9025
Aparece nas colecções:ENSP - Revista Portuguesa de Saúde Pública

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