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http://hdl.handle.net/10362/10744Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Monteiro, Liziane Patrícia Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2013-11-19T15:36:21Z | - |
| dc.date.issued | 2013-09 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/10744 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação | por |
| dc.description.abstract | De múltiplos contatos culturais, Cabo Verde tornou-se numa terra de grande variedade de dialetos crioulos ao lado da língua oficial portuguesa. Se a língua é uma manifestação privilegiada da cultura, a multiplicidade linguística é uma característica socioculturalmente marcante desta sociedade. Se a educação prevê salvaguardar a identidade cultural de um povo, existe a necessidade do que nela reflete não ser ignorada, mas encarada como um complemento entre a evolução da sociedade cabo-verdiana e esta voltada para o mundo. Isto é, do bom uso da língua portuguesa e a crioula aos princípios da pedagogia intercultural. É neste quadro que procuramos investigar a educação na relação com a diversidade cultural e linguística, considerando o seu processo de constituição até as variáveis a que este fenómeno estão sujeitas na contemporaneidade. Daí o problema centrar-se em analisar a forma como os professores encaram as diferenças culturais e linguísticas manifestadas pelos seus alunos. Assim, a investigação a que nos propusemos levar a cabo, não pôde deixar de integrar uma discussão dos paradigmas da origem dessa diversidade naquele contexto. Assim, o enquadramento teórico tem como base uma abordagem multidisciplinar, embora privilegie os paradigmas antro/sócio/psicológico e linguístico. O estudo centra-se ainda numa abordagem multi/metodológica qualitativa e quantitativa, pois ao tentar descrever e explicar a problemática em profundidade, a aliança ente os dados qualitativos e quantitativos, neste estudo de terreno, revelou ser a melhor estratégia encontrada. Tendo em vista o papel da escola, pretendemos analisar até que ponto a escola 13 de Janeiro insere conteúdos ligados à diversidade cultural e linguística na qual encontra inserida a comunidade cabo-verdiana numa perspetiva de respeito e de construção da cidadania do seu povo. Discute-se a hipótese de que o sistema homogéneo da educação básica cabo-verdiana, ainda fortemente condicionado pelos traços da educação colonial, não dá espaço à escola e aos professores margem para articular e valorizar a diversidade cultural e linguística. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Cultura | por |
| dc.subject | Diversidade cultural, | por |
| dc.subject | Identidade | por |
| dc.subject | Professor | por |
| dc.subject | Língua | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.title | A educação básica na relação com a diversidade cultural e a heterogeneidade linguística em Cabo Verde. Um estudo de terreno: Escola 13 de Janeiro, ilha de Santiago | por |
| dc.type | masterThesis | por |
| my.embargo.terms | YEARS_WITHHELD:1 | - |
| my.embargo.lift | 2014-11-19T15:36:21Z | - |
| dc.identifier.tid | 201052920 | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| Anexo.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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