Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/107199
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dc.contributor.advisorAparício, Maria Irene-
dc.contributor.advisorGil, Inês-
dc.contributor.authorMagalhães, Gonçalo Pacheco Pereira-
dc.date.accessioned2020-11-16T12:17:51Z-
dc.date.available2020-11-16T12:17:51Z-
dc.date.issued2020-09-16-
dc.date.submitted2020-11-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/107199-
dc.description.abstractA complexidade em se conseguir estabelecer uma definição teórica do cinema documentário universalmente aceite, a par com o inadequado entendimento do mesmo em oposição ao cinema de ficção, deriva das mútuas influências e partilha de códigos entre os dois géneros. A ambivalência que os configura, denota um espaço de fronteira onde podemos situar inúmeros filmes híbridos, alguns dos quais marcos importantes na história do cinema. A teoria da narrativa, desenvolvida pela corrente estruturalista, tem procurado descodificar a omnipresença da narrativa na vida humana e descrever as suas dinâmicas, não só na literatura mas também no cinema. A coerência e sentido unitário que a narrativa proporciona, foi incorporada igualmente nos códigos da prática do documentário, respondendo desse modo à necessidade premente de representar a realidade segundo um modelo culturalmente expectável, o que suscita questões sobre a sua capacidade de representação da realidade, assim como questões de ordem ética, fomentadas pela manipulação das imagens e sons no moldar dessa narratividade. Sob a perspectiva de uma configuração narrativa, reflete-se, na parte final deste trabalho, sobre o exercício prático de realização do documentário “Tempo Comum” (2018, 74 min), que apresenta um interlaçar de histórias, entre presente e passado, na vida de Tarcísio Amaro, mineiro aposentado das Minas da Panasqueira e residente em Casegas, Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThe complexity of establishing a universally accepted theoretical definition of documentary cinema, along with its misunderstanding as opposed to fictional cinema, derives from the mutual influences and sharing of codes between the two genres. The ambivalence that characterizes them denotes a space of frontier where we can place numerous hybrid films, some of which are important milestones in the history of cinema. Narrative theory, developed by structuralism, has sought to decode the omnipresence of narrative in human life and to describe its dynamics, not only in literature but also in cinema. The coherence and unity that narrative provides has also been incorporated into the codes of documentary practice, thus responding to the critical need to represent reality according to a culturally expectable model, raising therefore questions about its ability to represent reality, thus as ethical questions, instigated by the manipulation of images and sounds in the shaping of narrativity. From the perspective of a narrative configuration, this work reflects on the practical exercise of directing the documentary “Ordinary Time” (2018, 74 min), which presents an intertwining of stories between present and past, in the life of Tarcísio Amaro, retired miner in the Panasqueira Mines, from Casegas, Portugal.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectFicçãopt_PT
dc.subjectDocumentáriopt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectRepresentaçãopt_PT
dc.subjectDocumentarypt_PT
dc.subjectFictionpt_PT
dc.subjectNarrativept_PT
dc.subjectRepresentationpt_PT
dc.titleNarrativas do Real – Representação e Ficção no Cinema Documentalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Comunicaçãopt_PT
dc.identifier.tid202524647pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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