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http://hdl.handle.net/10362/10711Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Vaz, Joana Frazão Lopes Vieira | - |
| dc.date.accessioned | 2013-11-12T11:41:59Z | - |
| dc.date.available | 2013-11-12T11:41:59Z | - |
| dc.date.issued | 2012-09 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/10711 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de E-Learning | por |
| dc.description.abstract | As tecnologias da informação e comunicação são uma inegável constante no nosso quotidiano. Por conseguinte, nos últimos anos tem sido feito um grande investimento nas escolas portuguesas no sentido de as apetrechar com equipamentos e ferramentas tecnológicas. Pretendia-se que tal investimento material fosse sinónimo de uma mudança mais profunda, isto é, uma mudança de paradigma educacional, tirando-se partindo das inúmeras possibilidades que as tecnologias de informação e comunicação encerram, nomeadamente no que diz respeito a contextos educativos mais enriquecedores. Contudo, regista-se ainda uma resistência por parte da classe docente relativamente à utilização de tecnologias de informação e comunicação, não só em tarefas relacionadas com a prática letiva, mas também no que respeita à integração de novas ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim sendo, para a mudança de cenário desejável não basta ter em conta fatores extrínsecos e materiais, há que ter também em conta fatores intrínsecos e afetivos. Tendo isto em conta, enfocámo-nos na correlação entre a auto-eficácia, dos professores face à utilização de computadores e a utilização de tecnologias da informação e comunicação, ou seja, na correlação entre a crença que os professores têm na sua capacidade de utilização de ferramentas tecnológicas e a efetiva utilização que fazem das mesmas. Consequentemente, aplicámos um questionário a um pequeno grupo de professores que frequentou uma ação de formação contínua na área das TIC em dois momentos distintos: no início e no fim da formação. Foi-nos assim possível averiguar o impacto da formação na auto-eficácia dos professores face à utilização de TIC no que respeita à concretização de várias tarefas que a prática letiva pressupõe, averiguando-se também a correlação existente entre a auto-eficácia sentida pelos professores e a efetiva utilização deste tipo de ferramentas. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Formação contínua de professores | por |
| dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
| dc.subject | Auto-eficácia | por |
| dc.title | Formação Contínua de Professores em TIC: Auto-eficácia e Utilização | por |
| dc.type | masterThesis | por |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertacao_aluna_12870.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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