Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/107002
Title: A explicação no contexto da Educação Histórica
Author: Martins, Pedro Joaquim Pereira Vieira
Advisor: Gago, Marília
Henriques, Raquel
Keywords: Ensino de História
Educação Histórica
Explicação
Causalidade
Pensamento Histórico dos Alunos
History Education
Explanation
Students Historical Thinking
Causation
Defense Date: 14-Sep-2020
Abstract: Realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no segundo ano do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade Nova de Lisboa, o relatório que se apresenta é o produto de um trabalho desenvolvido em duas vertentes: primeiro, a investigação acerca da explicação no contexto da Educação Histórica; segundo, o momento de aplicação didática durante a PES com duas turmas de ciclos de estudo diferentes (7º e 10º anos de escolaridade), com o propósito de desenvolver a compreensão histórica e o raciocínio causal dos alunos. Os objetivos do relatório estão intimamente ligados às questões de investigação formuladas: em primeiro lugar, evidenciar os principais fundamentos teóricos da Educação Histórica que sustentam o conceito disciplinar de explicação. Em segundo lugar, referir as estratégias didáticas que se adotaram, atendendo às propostas de investigação em Educação Histórica. Finalmente, demonstrar a evolução das ideias dos alunos acerca da explicação ao longo da intervenção pedagógica. A explicação é aqui definida, seguindo os princípios da Educação Histórica (CHAPMAN, 2018), como um conceito de segunda ordem, ou seja, pertencente ao domínio conceptual da História e articulador do conhecimento fatual. Neste contexto, constitui-se assim como uma resposta às questões “porquê” e “como”, sendo inclusive uma das tarefas da escrita da História, juntamente com a descrição, justificação e interpretação (MEGILL, 2007). Com base na bibliografia consultada, nos documentos curriculares como as Aprendizagens Essenciais e nos princípios da teoria de ensino-aprendizagem cognitivista, gizaram-se um conjunto de estratégias didáticas (planificações e materiais) com o objetivo de ajudar a estruturar o pensamento causal dos alunos: introduziu-se o tema da explicação, em ambas as turmas, através da estória da morte do camelo Alphonse (CHAPMAN, 2018), aprofundando-se posteriormente com recurso a exercícios históricos distintos, designadamente a seleção e organização de cartões contendo factos históricos, seguindo-se a redação de uma explicação (7º ano de escolaridade) e a construção de um diagrama em formato de diamante nove (CHAPMAN, 2018) para o 10º ano de escolaridade, a partir, respetivamente, dos conteúdos “Roma e o Império” e “O espaço português – a consolidação de um reino cristão ibérico”. Na análise de como evoluíram as ideias dos alunos acerca da explicação, os dados consistiram nas respostas dos alunos, analisados de forma qualitativa e indutiva, e codificados tendo como inspiração as propostas Grounded Theory para a construção de categorias. As ideias dos alunos permitem observar uma diferença mínima entre as duas turmas, sobretudo ao nível das ideias prévias, marcadas pelo presentismo e pelo poder atribuído às causas. Igualmente, observou-se, entre os dois exercícios, uma progressão conceptual em alguns alunos, tendo duas alunas exibido já um pensamento causal mais sofisticado com elementos explicativos e raciocínios contrafactuais explícitos.
The present report, written after finish the Supervised Teaching Practice, is the result of a continuous work developed in two ways: first, the research about the metahistorical concept of explanation in the context of History Education; second, the moment of didactic application during STP with two classes of different study cycles (7th and 10th grade class), with the aim of developing students' historical understanding and causal reasoning. The main goals of the report are closely linked to the research questions that were formulated: first, highlight the main theoretical foundations of History Education that are the support of this second order concept. Second, describe the didactic strategies that were adopted, considering the research proposals of History Education. Finally, present the evolution of students' ideas about explanation throughout the pedagogical intervention. In this report, following the principles of History Education (CHAPMAN, 2018), explanation is defined as a second order concept, that is, belonging to the conceptual domain of History. In this context, explanation is presented as an answer to the questions “why” and “how”, and it can be defined as one of the tasks of History-writing, together with description, justification and interpretation (MEGILL, 2007). Based on the bibliography reviewed, the Portuguese curricular documents and the principles of cognitive learning theory, a few didactic strategies (lesson plans and pedagogic materials) were outlined with the purpose of helping structure students' causal thinking. Firstly, the concept of explanation was introduced, in both classes, through the story of the death of Alphonse the camel (CHAPMAN, 2018). Afterwards, the concept was explored using different historical exercises: the selection and organization of cards containing historical facts, followed by the writing of an explanation (7th grade class) and the construction of a diagram in the shape of a diamond (CHAPMAN, 2018) for the 10th grade class, based, respectively, on the following contents: “Rome and the Empire” and “The Portuguese space - the consolidation of an Iberian Christian Kingdom”. Finally, regarding how students' ideas about explanation evolved, the data consisted of the students' responses, analysed in a qualitative and inductive way and coded based on the Grounded Theory proposals. The analysis allow to observe small differences between students of different ages (12 and 16), especially in terms of prior ideas, marked mainly by a common sense reasoning, a connection to the present time (presentism) and the power ascribed to causes, as if causes could make something happen (LEE; SHEMILT; 2009). Likewise, it was observed, between the two exercises, a conceptual progression in a few students and there was a special case of two students that already revealed a more sophisticated causal thinking with explanatory elements and explicit counterfactual reasoning.
URI: http://hdl.handle.net/10362/107002
Designation: Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Appears in Collections:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório da PES - Pedro Vieira Martins 57271.pdf10,24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.