Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/104622
Título: | Passado e presente do vilancico na obra de Tavares |
Autor: | Correia Castilho, Luísa |
Palavras-chave: | Vilancico Manuel de Tavares Polifonia Catálogo D. João IV Policoralidade |
Data: | 2018 |
Resumo: | Manuel de Tavares (c.1585-1638), compositor português que efetuou a sua carreira profissional em Espanha como Mestre de Capela em várias catedrais do continente e das ilhas Canárias, nomeadamente em Baeza (1609-1612), Múrcia (16012-1631), Las Palmas de Gran Canária (1631-1638) e Cuenca (1638), deixou-nos um legado de 28 composições, incindindo em vários géneros musicais. Neste artigo pretende-se caraterizar e analisar os vilancicos da obra do compositor constantes no catálogo da Livraria de D. João IV, obra muito importante para o estudo da música de finais do século XVI e princípios do século XVII, assim como aqueles que chegaram aos nossos dias. Como metodologia, depois da transcrição musical, dos vilancicos, para uma escrita atual, utilizou-se a análise musical de conteúdo, além da pesquisa bibliográfica e documental. |
Descrição: | UID/EAT/00693/2013 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/104622 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Book_abstract_6th_EIMAD_2018_Passado.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.