Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/103509
Título: A cultura nos meios de informação: Um estudo de caso da SIC Noticias
Autor: Santos, Jéssica Sofia Ramos dos
Orientador: Godinho, Jacinto
Palavras-chave: Cultura
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Jornalismo Cultural
SIC
SIC online
Primeiro Jornal
Data de Defesa: 20-Jul-2020
Resumo: O jornalismo cultural reúne dois conceitos em constante mutação, o jornalismo e a cultura. O primeiro, encontrando-se em constante evolução desde Acta Diurna1 tem vindo a reinventar-se juntamente com a Cultura, não encontrando ainda, esta última, um consenso no que diz respeito à sua definição. O que idealmente deveria ser a relação entre a obra e a crítica, tornou-se, para muitos, na submissão da obra à promoção. Neste trabalho, pretendo chegar a conclusões referentes aos motivos pelos quais a cultura, por diversas vezes, perde o papel central na notícia, dando lugar a segmentos políticos e/ou de divulgação, assim como de que forma as parcerias mediáticas e as presenças políticas influenciam e moldam a sua criação. Assim, e como forma de responder a esta questão, foi realizado um inquérito a um grupo de 80 pessoas, em idade ativa, que apontaram como principal motivo das deficiências culturais em Portugal a falta de financiamento na cultura. Para contrapor com alguns dos problemas referidos pelo grupo de estudo, temos a coordenadora da editoria de cultura da redação da SIC, que aponta, em entrevista, como principal barreira na criação de notícias a falta de material de trabalhar, obrigando-os muitas vezes a cingirem-se a notícias que lhes são facilitadas, mesmo que estas não alcancem todos os nichos. O estágio foi realizado na redação da SIC, onde passei pelo departamento Online e pelo Primeiro Jornal, e foi através destes meios que me foi possível realizar esta pesquisa, com base em artigos relacionados ao tema.
Journalism unites together two concepts that are constantly changing, journalism and culture. The first, which since the Acta Diurna has reinvented itself time and time again alongside culture, there is no found consensus on its definition. What should ideally be the relationship between work and criticism, for many, has turned into the submission of work and publicity. In this area of work, this is why culture is no longer the center of the news, and has given its place many times to political segments and/or advertisements that together their presences mold and shape the news we have today. To give a response to this question, a survey was conducted on a group of 80 people of working age, who pointed out that the main reason for cultural deficiencies in Portugal was due to the lack of funding in the cultural sector. To be able to counteract some of the issues pointed out by the focus group, we have the coordinator of the editorial board of culture of SIC, that points out, in interview, that the principal difficulty in creating news is from the lack of material one has to work with, often forcing them to keep up with the news they are given, even without reaching all of the nooks and crannies. The internship was carried out in the news sector of SIC, where I passed through the Online department and through Primeiro Journal, and it is through the experience of working with these two departments that I will carry out the analysis of the articles on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/10362/103509
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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