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Título: “Las mil caras” de “La bella malmaridada” no teatro de autores portugueses do século XVI
Autor: Pupillo, Matteo
Orientador: Araújo, Teresa
Palavras-chave: La bella malmaridada
Romanceiro antigo
Teatro quinhentista
Ancient romances
Five century theatre
Data de Defesa: 16-Jul-2020
Resumo: À maior parte dos atuais leitores de teatro português do século XVI, passa despercebida a presença de versos mais ou menos reelaborados de romances velhos na produção teatral de autores como Gil Vicente, António Prestes, Francisco de Sá de Miranda e Jorge Ferreira de Vasconcelos. Contudo, desconhecendo-a, a leitura das obras é bastante prejudicada, já que as interpolações criam efeitos poéticos, semânticos e ideológicos constitutivos do novo texto literário. Esta investigação dá um passo mais nos estudos deste fenómeno de criação literária assaz frequente nas peças teatrais espanholas e portuguesas, na medida em que se centra na utilização de versos do romance “La bella malmaridada” em obras dramáticas de autores portugueses do século XVI
Most of today's 16th-century Portuguese theatre readers do not notice the presence of more or less reworked verses from old romances in the theatrical production of authors such as Gil Vicente, António Prestes, Francisco de Sá de Miranda and Jorge Ferreira de Vasconcelos. Since many readers are unaware of it, the reading of the pieces is greatly impaired, as this technique creates poetic, semantic and ideological effects that are part of the new literary text. This research takes a further step in the studies of this phenomenon of literary creation, which is quite frequent in Spanish and Portuguese plays, focusing on the application of verses from the novel "La bella malmaridada" in dramatic works by 16th century Portuguese authors.
Descrição: La bella malmaridada
Five century theatre
URI: http://hdl.handle.net/10362/103335
Designação: Estudos Portugueses
Aparece nas colecções:FCSH: DEP - Dissertações de Mestrado

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