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http://hdl.handle.net/10362/103331| Título: | O ensino de conceitos essenciais de Geografia, com recurso a Tecnologias Digitais e domínio colaborativo no Ensino não Regular |
| Autor: | Ferreira, Nuno Miguel da Silva |
| Orientador: | Roxo, Maria José |
| Palavras-chave: | Conceitos essenciais de Geografia Tecnologias Digitais Documentos colaborativos Non-regular education Digital tools Essential concepts of Geography Digital Technologies Collaborative documents |
| Data de Defesa: | 10-Jul-2020 |
| Resumo: | O presente relatório configura uma abordagem realizada no âmbito da PES- Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino de Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tendo por base “O ensino de conceitos essenciais de Geografia, com recurso a Tecnologias Digitais e domínio colaborativo no Ensino não Regular”, nomeadamente, nos cursos profissionais e cursos de educação e formação.
Enquadrado no sistema nacional de ensino obrigatório, é inegável que o ensino de Geografia assume um papel fundamental na construção de conhecimento e na formação de cidadãos mais informados e conhecedores das potencialidades e do mundo que os rodeia, onde a escola configura um papel crucial na formação cívica e intelectual neste domínio.
Na dimensão do ensino, a atualidade leva-nos para ofertas formativas diversificadas que procuram, dentro das suas potencialidades e capacidades, dar as melhores respostas sociais às comunidades complexas que envolvem as instituições escolares (Silva et al., 2014), onde o ensino não regular, os CEF – Cursos de Educação e Formação e os CP-Cursos Profissionais se revestem de uma forte dimensão dinamizadora e pró-ativa dessa premissa.
Os alunos de hoje serão inevitavelmente os profissionais e os cidadãos do futuro. Neste domínio, urge a necessidade de articular a dimensão entre o ensino não regular e as tecnologias digitais e colaborativas, com especial enfoque no estímulo à aprendizagem de conceitos essenciais de Geografia.
Neste contexto, o presente relatório visa uma abordagem à lecionação de vinte aulas de cem minutos, às disciplinas enquadradas no grupo de Geografia (420), no âmbito do ensino não regular, nomeadamente: Área de Integração ao 11º 4 do Curso Profissional de Animador Sociocultural e Cidadania e Mundo Atual, 1º CEF (8ºano) do Curso de Educação e Formação, na Escola Básica e Secundária de Alvide sob a égide do uso de tecnologias digitais e colaborativas como fator motivacional para a aprendizagem, no âmbito da presente intervenção pedagógica.
Decorrente deste enquadramento, o presente relatório procurou focar-se na premissa de como poderão as tecnologias digitais e colaborativas constituir-se, num recurso estratégico para o estímulo à aprendizagem e desenvolvimento de competências no domínio dos conceitos essenciais de Geografia, nomeadamente: 11º4-Recursos Naturais; Economia Circular; Ambiente e 1º CEF-Localização Geográfica; Movimentos Migratórios; Discriminação; Direito à Diversidade; Multiculturalidade; Cidadania.
Numa ótica de contributo, a presente reflexão prevê por último, a identificação das tecnologias digitais mais e menos potenciadoras de estímulo à aprendizagem, bem como a identificação das que reproduzem mais dificuldades de uso para o aluno. This report is an approach carried out within the framework of the PES-Supervised Teaching Practice, the Master's Degree in Geography Teaching, the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, based on “Teaching essential concepts of Geography, using Digital Technologies and collaborative domain in Non-Regular Teaching”, namely in vocational education and training courses Within the national system of compulsory education, it is undeniable that the teaching of Geography plays a fundamental role in building knowledge and training citizens so they become informed and knowledgeable of the potentialities of the world that surrounds them, where school plays a crucial role in the civic and intellectual formation in this field. In the dimension of education, current events lead us to diverse educational offers that seek, within their potentialities and capacities, to provide the best social responses to the complex communities that involve school institutions (Silva et al., 2014), where teaching not regular, the 1º CEF - Education and Training Courses and CP - Professional Courses have a strong dynamic and proactive dimension of this premise. Today's students will inevitably become the professionals and citizens of the future. In this field, there is a need to articulate the dimension between non-regular teaching and digital and collaborative technologies from the point of view of teaching, with a special focus on stimulating the learning of essential concepts of Geography. In this context, this report aims at an approach to the teaching of twenty of one hundred -minute classes to the disciplines included in the group 420 Geography, in the scope of non-regular education, namely: AI- Integration Area at 11º 4 of the CP course Professional of Socio-cultural Animator and CMA-Citizenship and Current World, 1º CEF, Education and Training Course at Alvide Secondary School under the aegis of the use of digital and collaborative technologies as a motivational factor for learning, in the course of the present pedagogical intervention. As a result of this framework, this report sought to focus on the premise of how digital and collaborative technologies can be used as a strategic resource to stimulate and develop competences in the field of essential geography concepts, namely: 11º4Natural Resources; Circular Economy; Environment and 1ºCEF-Geographic Location; Migratory Movements; Discrimination; Right to Diversity; Multiculturalism; Citizenship. From a perspective of contribution, the present reflection provides, lastly, the identification of the most and least powerful digital tools to stimulate learning, as well as the identification of those that are more difficult for using for the student. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/103331 |
| Designação: | Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Nuno Ferreira 23.07.20.pdf | 17,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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