Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/101585
Título: Som e paisagem: uma etnografia sonora do Jardim do Campo Grande
Autor: Pereira, Sandra Crespo
Orientador: Sánchez Fuarros, Iñigo
Palavras-chave: Jardim do Campo Grande
Etnografia
Data de Defesa: 8-Jun-2020
Resumo: Este trabalho centra-se no estudo da relação que se estabelece entre o Jardim do Campo Grande e a sua paisagem sonora partindo de uma perspetiva atual e de uma perspetiva histórica. De uma perspetiva atual, pretendeu-se perceber quais os sons que compõem o ambiente sonoro do jardim recorrendo a uma etnografia sonora, que compreendeu uma escuta atenta do espaço durante passeios de escuta e um levantamento de sons. Visto que o jardim se localiza no centro de vias de trânsito automóvel intenso e próximo do Aeroporto de Lisboa, os sons provenientes do trânsito, o som dos aviões a sobrevoar o jardim a poucos metros de altura e o chilrear dos pássaros foram as sonoridades mais evidentes no ambiente sonoro do jardim. Foi também foco de estudo apurar de que modo os visitantes deste jardim se relacionam com o seu espaço e com os sons que aí coexistem tendo-se, para isso, realizado breves questionários a 61 dos seus usuários. Este questionário procurou, assim, saber com que frequência estes visitantes aí se dirigem, quanto tempo ficam, de que modo usam o jardim e, por fim, qual o seu som preferido e porquê. Concluiu-se que o jardim é um lugar de passagem para muitos dos usuários. É também um espaço para descansar ou passear, praticar desporto, passear o cão, atividades sociais ou somente como atalho para se deslocar a locais próximos. O som preferido mais escolhido foi o chilrear das aves (por 30 inquiridos), seguido do som da brisa a passar por entre as folhas das árvores (6) e o silêncio (4). Ao justificar a sua escolha, a maioria das razões apontadas pelos questionados incidiu na evocação de sensações de tranquilidade e memórias da natureza associadas a esses sons. De um ponto de vista histórico pretendeu traçar-se uma história sonora do Jardim do Campo Grande, desde o momento em que este seria apenas um descampado rural, no século XVI, até à atualidade como jardim urbano, compreendendo todas as alterações espaciais que lhe foram realizadas, os usos e funções que este jardim reuniu durante esse período de tempo, bem como as que detém atualmente.
This project focuses on the study of the relationship established between Jardim do Campo Grande and its soundscape, which will be analyzed from a current and a historical perspective. From a current perspective, it was intended to perceive the sounds that constitute the sound environment of the garden, starting from a sound ethnography that comprised an attentive listening of the space, with the support of listening walks and listing of all its sounds. Given that the garden it is located in the center of intense traffic routes and close to Lisbon’s Airport, the most present sounds on the garden’s sonic environment were the sounds of traffic, the noise of airplanes flying at low altitudes over the park and the chirping of birds. Another focus of this study was to determine how the visitors of this park relate to their space and with the sounds that coexist in that area. This was achieved by taking short questionnaires to 61 users that sought to know how often these visitors go to the park and how long they stay, how they use the garden, what was their favorite sound and why. It was concluded that the garden served as a pathway for many of the users. It is also used for activities like resting or walking, practicing sports, walking the dog, social activities or just as a shortcut to get to nearby places. The most preferred sound was the chirping of the birds (30 of the inquiries), followed by the sound of the breeze passing through the leaves of the trees (6) and silence (4). Justifying their choice, most of the reasons named by the garden’s users were related to evoking the feelings of tranquility and memories of nature that were associated with those sounds. From an historical point of view, it was intended to trace the history of the sound of Jardim do Campo Grande, from the moment that it was only a rural open space, in the XVI century, to the present day as an urban garden, comprising all the spatial changes that were carried out and the uses and functions that this garden has gathered during this period of time, as well as the ones that it currently holds.
URI: http://hdl.handle.net/10362/101585
Designação: Ciências Musicais, Especialização em Etnomusicologia
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

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