Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/101307
Título: A importância da música para os alunos disléxicos
Autor: Henriques, Ana Filomena Chaves dos Santos
Orientador: Nogueira, João
Palavras-chave: Ensino de música
Dislexia
Prática de ensino supervisionada
Planificação
Musical Education,
Musical Education
Dyslexia
Supervised teaching practice
Planning
Data de Defesa: 15-Mai-2020
Resumo: No ano letivo 2018/2019, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico, vou realizar o meu estágio numa escola sede de um Agrupamento da zona metropolitana de Lisboa, na disciplina de Educação Musical. Irei realizar no final do ano letivo um relatório, que terá como objetivo a descrição de todas as atividades efetuadas, paralelamente com uma reflexão crítica contínua sobre o contexto da Prática de Ensino Supervisionada. O mesmo procurará contribuir para perceber qual a importância da educação musical para os alunos disléxicos. O trabalho irá estar organizado em quatro capítulos principais. O primeiro apresentará uma definição de dislexia e o panorama desta perturbação em Portugal. Aqui também será apresentado um breve panorama histórico e curricular sobre a dislexia, assim como pistas para um possível “currículo musical” para alunos com esta dificuldade. O segundo capítulo será dedicado ao contexto da Prática de Ensino Supervisionada, e para tal será apresentada, uma caracterização do meu local de estágio e o seu plano de atividades. No capítulo seguinte descreverei toda a experiência vivenciada na Prática de Ensino Supervisionada, incluindo a caracterização das turmas, a relação entre professor-aluno e a descrição das aulas lecionadas. No quarto capítulo descreverei a minha participação e respetiva reflexão sobre o projeto de investigação “Cantar Mais” (questionário). Este irá ser realizado em conjunto com os meus colegas de mestrado, sob a orientação do Professor João Nogueira. Finalizarei o trabalho com uma conclusão, refletindo sobre toda a experiência adquirida ao longo do estágio.
In the academic year 2018/2019, within the scope of the Supervised Teaching Practice, an integral component of the Master Degree in Teaching Musical Education in the Elementary Education, I will do my internship at a school headquartered in a Group of the Lisbon metropolitan area, in the discipline of Music Education. I will carry out a report at the end of the school year, which will aim the description of all the activities carried out, along with a continuous critical reflection on the context of the Supervised Teaching Practice. In the same way, this reflection will try to contribute to realize the importance of musical education for dyslexic students. The work will be organized in four main chapters. The first one will present a definition of dyslexia and the panorama of this disorder in Portugal. A brief historical and curricular overview of dyslexia will also be presented as well as clues to a possible "musical curriculum" for students with this disorder. The second chapter will concern the Supervised Teaching Practice, presenting a characterization of my internship location and its activity plan. In the following chapter, I will describe the whole experience of the Supervised Teaching Practice, including the characterization of the classes, the teacher-student relationship and the description of the classes lectured. The fourth chapter will report my participation and respective reflection on the research project "Cantar Mais" (inquiry). All this will be done together with my master colleagues, under the orientation of Professor João Nogueira. As a conclusion I will make a reflection about all the experience attained throughout the internship.
URI: http://hdl.handle.net/10362/101307
Designação: Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filomena Henriques-v. cor.mel. .pdf785,12 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.