Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/10118
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, José Manuel Leonardo de-
dc.contributor.advisorBrito, Maria Teresa-
dc.contributor.authorSantos, Anabela Márcia de Almeida Pereira Marques dos-
dc.date.accessioned2013-07-16T09:56:40Z-
dc.date.available2013-07-16T09:56:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/10118-
dc.descriptionDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopor
dc.description.abstractA presente dissertação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, está dividida em duas partes. A primeira parte é constituída pelo Relatório de Estágio e incide essencialmente sobre a prática pedagógica supervisionada, realizada na Escola Secundária Jorge Peixinho no Montijo, ao longo do ano letivo 2012/2013, na disciplina de Matemática A, sob orientação pedagógica da professora Maria Teresa de Brito. O estágio teve o acompanhamento de dois responsáveis científicos da FCT-UNL, a Professora Doutora Maria Helena Santos e o Professor Doutor Filipe Marques. A segunda parte é relativa à investigação na prática pedagógica, orientada pelo Professor Doutor José Manuel Matos e Coorientada pela Professora Maria Teresa de Brito, cujo objetivo foi determinar a eficácia da Atividade de Aprendizagem Cooperativa e Grupos de Especialistas na aquisição de competências cognitivas e no desenvolvimento de valores e atitudes constantes no Programa de Matemática A do Ensino Secundário. Para tal, foi realizada uma intervenção pedagógica de aplicação da atividade de Aprendizagem Cooperativa Grupos de Especialistas a uma turma de décimo segundo ano de escolaridade. Foram recolhidos dados através de observação, testes e inquéritos e analisados os resultados obtidos. Nesta segunda parte, apresenta-se a contextualização e pertinência do estudo, a relação do estudo com o currículo de Matemática e o Programa de Matemática A do Ensino Secundário, identificam-se as questões de investigação e as limitações do estudo. Posteriormente apresenta-se uma breve revisão de literatura que fundamenta o trabalho de investigação, a metodologia aplicada, a apresentação e análise dos resultados e, finalmente, as principais conclusões do estudo e sugestões para futuros trabalhos de investigação neste âmbito. Todas as iniciativas desenvolvidas, no âmbito do projeto de investigação, estavam interligadas com a prática pedagógica supervisionada.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências e Tecnologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectGrupos de especialistas valorespor
dc.subjectAtitudespor
dc.titleRelatório da prática de ensino supervisionada & a aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem da matemática – um estudo com alunos do 12º Ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Santos_2013.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.