Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/8221
Título: Esforços para a construção da visão prospectiva no Brasil: evidências e lições que podem ser retiradas do estudo cooperativo entre Japão e Finlândia
Autor: Cândido, Ana Clara
Palavras-chave: Brasil
Tekes
NISTEP
Japão
Finlândia
Cooperação internacional
Prospectiva
Data: Out-2012
Editora: IET
Citação: Cândido, Ana C. (2012), Esforços para a construção da visão prospectiva no Brasil: Evidências e lições que podem ser retiradas do estudo cooperativo entre Japão e Finlândia, IET Working Papers Series, WPS08/2012, 35 pp.
Relatório da Série N.º: IET Working Papers Series;WPS08/2012
Resumo: Nas últimas décadas, com a elevada competitividade consequente de um mundo cada vez mais globalizado, os estudos prospectivos ganharam grande importância no ambiente empresarial e também tornaram-se uma ferramenta importante para formulação de políticas públicas. Este trabalho examina os recentes estudos prospectivos realizados pelo Brasil, Finlândia e Japão, para compreender os principais objetivos, motivações e metodologias utilizadas. E por fim, retirar lições da cooperação internacional em estudos de foresight que poderão ser interessantes para o caso brasileiro. Pode-se concluir que é extremamente proveitoso olhar para os estudos realizados por países mais experientes no âmbito do foresight, como forma de aprofundar e desenvolver metodologias de análise. O trabalho realizado pelo Japão e Finlândia mostrou que é possível obter sucesso através de estudos em cooperação, mesmo com as diferentes características de realidade nacional.
Descrição: Baseado no relatório para a unidade lectiva “Métodos de Análise Prospectiva” da responsabilidade do Prof. António Brandão Moniz em Março de 2012.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/8221
ISBN: 1646-8929
Aparece nas colecções:FCT: IET - Working Paper Series

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
WPSeries_08_2012AnaCandido.pdf871,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.