Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/82085
Título: A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram
Autor: Franco, Francisco Barahona Simões Amado
Orientador: Miranda, José Bragança de
Palavras-chave: Imagem
Técnica
Estética
Reprodutibilidade
Contemporâneo
Internet
Social media
Image
Technical
Aesthetic
Reproducibility
Contemporary
Data de Defesa: 24-Jul-2019
Resumo: Esta dissertação, no âmbito académico do mestrado em Ciências da Comunicação – especialização em Comunicação e Artes, desenvolve um pouco do que é a imagem na sociedade contemporânea. Tendo o seu apogeu no Instagram, o tratamento da imagem nesta dissertação percorre um caminho construtivo e enfático que vai da conceção das imagens estéticas em Walter Benjamin, passando pela ocorrência da imagem técnica (integrada no surgimento da fotografia), seguindo para incisões paradigmáticas que remetem para o capitalismo na época moderna, prosseguindo um traço contínuo para dissecar a emergência de novos meios de comunicação (internet) através da perspetiva crítica de artistas e autores como Lev Manovich e Hito Steyerl. Ao finalmente chegar à esfera da social media, a abordagem é feita utilizando o caso prático de Amalia Ulman, uma artista contemporânea que realizou uma performance ao longo de cinco meses exclusivamente no Instagram.
This Master Thesis, within the academic ambit of a Master’s degree in Sciences of Communication – specialization in Communication and Arts, develops a bit of what image means in the contemporary society. With its peak at Instagram, the treatment of image in this thesis runs a constructive and emphatic path, which goes from Walter Benjamin’s conception of aesthetic images, through technical image (emergence of photography), followed by paradigmatic incisions referring to capitalism in modern times and proceeds to dissect the increase of new communication means (media, internet) through the critical perspective of artists and authors such as Lev Manovich and Hito Steyerl. Reaching the sphere of social media, the approach is made using the practical case of Amalia Ulman, a contemporary artist who conducted a five-month long performance on Instagram.
URI: http://hdl.handle.net/10362/82085
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco B. Franco - A Imagem Estética na Contemporaneidade.pdf7,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.