Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/7989
Title: Contributos para a implementação e utilização de um ambiente de aprendizagem online de Inglês como língua estrangeira, com bases em tecnologias assíncronas e síncronas
Author: Martins, Hélder António Fanha
Keywords: E-learning
Blended learning
Comunicação mediada por computador
Comunicação assíncrona
Comunicação síncrona,
Wikis
Fóruns de discussão online,
Inglês como língua estrangeira,
Inglês de negócios
Defense Date: Oct-2012
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Este projecto de investigação debruça-se sobre educação online e sobre as percepções da utilização de uma metodologia de blended learning na reformulação dos papéis tradicionais de professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem, considerando unidades curriculares de Inglês de Negócios em duas licenciaturas de uma Instituição de Ensino Superior público em Lisboa. Os ambientes de aprendizagem online, suportados em plataformas de e-learning têm sido apresentados como podendo constituir importantes instrumentos de inovação e desenvolvimento da actividade de ensino nas instituições de ensino superior. As mudanças registadas nos processos de ensino-aprendizagem nas instituições mais tradicionais, associadas à incorporação de tecnologias de informação e comunicação, têm, no entanto, sido consideradas reduzidas e com um ritmo de evolução lento. Os estudos realizados pretendem explorar e encontrar abordagens mais eficazes para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem de línguas estrangeiras através da utilização da tecnologia Internet. Procurou-se, ainda, reflectir e concluir sobre impactos e perspectivas de evolução que os ambientes online permitem percepcionar para a actividade de ensino-aprendizagem em geral e do Inglês como língua estrangeira em particular, promovendo instituições de ensino superior mais flexíveis e com um papel renovado e reforçado, numa sociedade crescentemente baseada no conhecimento como factor de desenvolvimento económico, social e cultural.
Description: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologias, Redes e Multimédia na Educação e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10362/7989
Appears in Collections:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_HÉLDER_FANHA_MARTINS_4155.PDF2,34 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.