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http://hdl.handle.net/10362/6958Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Sarmento, Cristina Montalvão | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, Patrícia Abreu Chumbo dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2012-02-07T11:20:27Z | - |
| dc.date.available | 2012-02-07T11:20:27Z | - |
| dc.date.issued | 2011 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/6958 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais – Área de Especialização em Ciência Política. | en_US |
| dc.description.abstract | Esta dissertação – Política e Arte: Desvios, leituras e emergências – pretende reflectir em torno da seguinte pergunta de partida: qual a relação entre a política e a arte? Na medida em que nos defrontamos com conceitos altamente complexos e ambíguos, na impossibilidade de se constituir uma definição para os conceitos de política, poder, arte e cultura, optámos por uma abordagem compreensiva dos mesmos, acompanhando os seus excursos teóricos e práticos, descrevendo e problematizando sobre as interacções entre esses mesmos conceitos. A dissolução do projecto das vanguardas marcou uma ruptura significativa na concepção da arte e da cultura e na relação que estas estabelecem com a política. Actualmente, as relações de poder implícitas nesta relação manifestam-se de forma diluída pelos benefícios económicos da cultura de massas e das indústrias criativas. Paralelamente, verificamos que os instrumentos metodológicos da ciência política adaptaram-se face ao paradigma cultural e à necessidade de se produzirem inferências explicativas acerca das dimensões simbólicas, cognitivas e dos valores acerca dos comportamentos políticos. A associação entre estética, ética e política mantém-se presente, embora tenha adquirido contornos relevantes no âmbito da representação, da cidadania e da democracia. Por conseguinte, esta dissertação encontra-se organizada em três partes: uma primeira parte consignada à análise conjuntural – aos desvios e relação entre conceitos; uma segunda parte dedicada ao enquadramento metodológico – leituras e acomodação dos conceitos face ao paradigma cultural; e uma terceira parte focada na exposição demonstrativa – emergência empírica dos pressupostos artísticos e culturais envolvidos nos tópicos da representação, da cidadania e da democracia cultural. | en_US |
| dc.language.iso | por | en_US |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | en_US |
| dc.rights | openAccess | en_US |
| dc.subject | Política | en_US |
| dc.subject | Poder | en_US |
| dc.subject | Arte | en_US |
| dc.subject | Cultura | en_US |
| dc.subject | Democracia | en_US |
| dc.title | Política e Arte: desvios, leituras e emergências | en_US |
| dc.type | masterThesis | en_US |
| my.embargo.terms | null | en_US |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DEP - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_20de_20Mestrado[1].pdf | 598,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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