Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/6623| Título: | Desenvolvimento de membranas para aplicação em células de combustível a alta temperatura |
| Autor: | Martins, Carla Maria Figueiredo |
| Orientador: | Neves, Luísa Coelhoso, Isabel Crespo, João |
| Palavras-chave: | Células de combustível Nafion® Líquidos iónicos Permeabilidade ao metanol Resistência mecânica H-NMR |
| Data de Defesa: | 2011 |
| Editora: | Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Resumo: | O trabalho desenvolvido nesta tese teve como objectivo o desenvolvimento de novas membranas para aplicação em células de combustível a alta temperatura. Foram testadas membranas de Nafion® na sua forma protonada com dois tipos de espessura diferentes, Nafion® - 117 e Nafion® - 212 com 183 μm e 51 μm de espessura, respectivamente. As membranas de Nafion® mencionadas anteriormente foram modificadas através da incorporação de catiões de líquidos iónicos (n-dodeciltrimetilamónia, DTA+; 1-butil-3-metilimidazólio, BMIM+; feniltrimetilamónia, TMPA+). Com o objectivo de verificar qual o efeito da presença do catião do líquido iónico, as membranas de Nafion® modificadas foram caracterizadas utilizando as seguintes técnicas: ensaios de propriedades mecânicas (extensão e perfuração), termogravimetria e H – NMR (Relaxação spin-rede do protão de hidrogénio). Adicionalmente, uma vez que este estudo visa a aplicação das membranas em células de combustível, foram também efectuados estudos de transporte de metanol, e de gases (N2, O2 e CO2) puros e humidificados. Comparando todos os resultados obtidos com os de uma membrana não modificada, verificou-se que é possível ajustar as propriedades das membranas consoante o catião incorporado e o seu grau de incorporação. A introdução de catiões volumosos de líquidos iónicos, altera o teor em água na membrana e o seu grau de estruturação, melhorando a estabilidade das mesmas a altas temperaturas (150ºC), reduzindo o transporte de metanol e de gases e aumentando a resistência mecânica das membranas. Deste modo, para utilização de membranas modificadas de Nafion® com catiões de líquidos iónicos para aplicação em células de combustível a altas temperaturas, um compromisso entre as diferentes propriedades terá de ser encontrado; tendo em conta por um lado, a redução da mobilidade protónica, e por outro uma maior estabilidade a altas temperaturas e a redução da permeabilidade ao metanol e gases. |
| Descrição: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Química e Bioquímica |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/6623 |
| Aparece nas colecções: | FCT: DQ - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Martins_2011.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











