Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/5719
Título: Proposta para uma mobilidade sustentável na freguesia de Carcavelos
Autor: Rolo, Susana Rebelo Cordeiro Évora
Orientador: Farinha, João
Palavras-chave: Mobilidade urbana sustentável
Acessibilidade
Carcavelos
Modos suaves
Transportes
Data de Defesa: 2011
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A mobilidade permite a interacção de pessoas e bens com o espaço em que habitam ou onde se deslocam. É um aspecto essencial da qualidade de vida das populações e um factor decisivo para o desenvolvimento das regiões e para a coesão social e territorial. A circulação de pessoas, bens e serviços cresceu intensamente sem que houvesse uma adaptação da estrutura urbana à nova realidade, originando condicionantes a nível ambiental, social e económico. No entanto têm sido poucos os estudos sobre esta problemática. A “Proposta para uma Mobilidade Sustentável na Freguesia de Carcavelos” é um estudo misto, descritivo e exploratório que tem como objectivos analisar a situação actual da mobilidade urbana na freguesia, perceber os comportamentos da população e suas dificuldades e apresentar propostas para melhorar a mobilidade tornando-a mais sustentável. O enquadramento teórico fundamenta-se na revisão da literatura (livros, relatórios técnicos, artigos científicos e actas de conferência) sobre temas como mobilidade, acessibilidade, modos suaves, intermodalidade e eco-condução. Na investigação de campo foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados nomeadamente entrevistas a profissionais da área e individualidades com responsabilidades políticas na região, bem como inquéritos por questionário à população residente, trabalhadora ou turista na freguesia. Foram ainda utilizadas outras metodologias de análise, nomeadamente o método ABC, a ferramenta de auditoria para a mobilidade – Walkability Audit Tool e a análise SWOT. Com a realização deste estudo pode concluir-se que Carcavelos é uma freguesia com grande potencial de desenvolvimento no que concerne à mobilidade através de modos suaves e transportes públicos, requerendo um planeamento urbanístico que promova o bem-estar e a qualidade de vida da população. O estudo apresenta ainda algumas propostas para uma mobilidade mais sustentável na freguesia.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Gestão e Sistemas Ambientais
URI: http://hdl.handle.net/10362/5719
Aparece nas colecções:FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado

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