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dc.contributor.advisorCandeias, António-
dc.contributor.authorRepolho, Maria de Lurdes Sousa Cabrita-
dc.date.accessioned2011-04-06T15:04:34Z-
dc.date.available2011-04-06T15:04:34Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/5464-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Área de Especialização em Análise e Intervenção em Educaçãoen_US
dc.description.abstractCom este trabalho desejámos compreender as novas perspectivas de formação, que se encontram em desenvolvimento desde o princípio do século XX. Como acreditamos nestas novas valências, quisemos verificar se um Curso Profissional, de certificação escolar atribui competências que conduzem os alunos ao mundo do trabalho e se, ao mesmo tempo, confere competências semelhantes às desenvolvidas nos cursos Científico-Humanísticos. Trabalhámos com os Cursos Profissionais do Ensino Secundário, que surgem após a conclusão do 9.º Ano, na procura de um ensino mais prático e dirigido para o mundo profissional, conferindo um diploma do ensino secundário e um certificado profissional de nível 3 e que se caracterizam por uma forte ligação com o mundo profissional. Mostrámos que este tipo de aprendizagem existe para valorizar o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, a partir de um estágio que surge em articulação com o sector empresarial local. Neste sentido, recorremos a um método descritivo para desenvolvermos o nosso plano de investigação. Utilizámos uma metodologia mista, pelo que construímos instrumentos de recolha de dados, entrevistas e questionários, que foram objecto de uma análise qualitativa e quantitativa (estatística descritiva). Os resultados revelaram que existe um olhar diferenciado em relação a estas práticas educativas, apesar de as atitudes pedagógicas continuarem a ser pouco inovadoras. Destacou-se ligeiramente a componente cognitiva das atitudes, em detrimento da afectiva e comportamental, tendo os docentes valorizado as suas crenças relativamente a estes percursos profissionais de utilidade para motivar os alunos a um não abandono escolar. Tentamos mostrar que esta vertente profissional pode ser um importante instrumento na concretização das diversas competências dos alunos no final do Secundário, podendo ser um novo caminho para a formação em trabalho e um novo olhar para as competências do Português no Curso Profissional.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboaen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCurrículo prescritoen_US
dc.subjectCurrículo ocultoen_US
dc.subjectConteúdos/competênciasen_US
dc.subjectEstrutura modularen_US
dc.subjectEficáciaen_US
dc.subjectFormaçãoen_US
dc.titleUm olhar sobre o Português nos cursos profissionaisen_US
dc.typemasterThesisen_US
my.embargo.termsnullen_US
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

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