Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/50261
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBabo, Maria Augusta-
dc.contributor.authorValencia Castrillón, Andrea-
dc.date.accessioned2018-10-30T14:34:59Z-
dc.date.available2018-10-30T14:34:59Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.date.submitted2018-05-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/50261-
dc.description.abstractDesde um sentir própio, procurar uma melhor compreensão acerca do enraizamento profundo da ideia do medo em relação á mulher, estabelecendo o ponto de partida para iniciar o delicado trabalho de desenredar uma apertada rede simbólica, fabricada em redor do sujeito mulher e seu devir. Um denso tecido de sentidos cobriram praxis e epistemes que desde o feminino mobilizavam o mundo. Assinalando a experiência da cristiandade como o processo e mediante o qual se impôs sobre o ethos das mulheres uma manta de desprestigio social, que ao longo dos séculos se foi tornando norma. Abordarei, como a partir de o mito literário se universalizou a ideia do mal em relação as mulheres. As elaborações construidas desde o universo do simbólico, tornaram conflictivas as relacões da mulher com o seu corpo, problematizaram as suas experiências com o intimo, o pessoal e o publico. Esta pesquisa pretende demonstrar como “ A experiência do medo” foi um empresa pedagógica assumida por formas perversas de manipulação teológica e política; As quais fundaram uma normativa misógena e patriarcal a partir de universos simbólicos. Desde a instucionalidade , se concretou um estado de terror mediante o desenrolar de uma série de acções çegais que marcaram com fogo a historia das mulheres Finalizando, mostrarei como essa criação conceptual da “Bruxa Europeia” foi desenvolvida desde uma episteme do velho continente, que para a cosmovisão ancestral indigena ou africana, representou um objecto caricaturesco e mesmo “naif”. Desde esse mal estar, as possibilidades de descolonizar esta figura e capacitando-a a partir de um lugar de emancipação própio, foi a porta aberta ao encontro de algumas ferramentas de desmontagem dessa feminidade ficcionada.pt_PT
dc.description.abstractFrom a personal sense, seeking a better understanding about the idea of fear in relation to the woman, establishing the point of departure to begin the delicate work of unraveling a tight symbolic network, fabricated around the woman subject and her becoming. A dense tissue of senses covered praxis and epistemics that from the feminine mobilized the world. Remarking the experience of Christianity as the process and through which imposed on the ethos of women a blanket of social discredit, which over the centuries has become a norm. I will address, as from the literary myth, the idea of evil in relation to the women. The elaborations built from the universe of the symbolic, became the woman's relationships with her body into a struggle, and facing problems whit experiencing with the intimate, the personal and the public. This research intends to demonstrate how "The experience of the fear" was a pedagogic society assumed by perverse forms of theological and political manipulation; which founded a misogynistic and patriarchal norm from symbolic universes. Since the institutionalization, a state of terror has been achieved through a series of basic actions that marked the history of women with fire. Finally, I will show how this conceptual creation of the "European Witch" was developed from an episteme of the old continent, to the indigenous or African ancestral world view, represented a caricatured object and even "naif". Since this malaise, the possibilities of decolonizing this figure and enabling it to from a place of emancipation, was the door open to meeting tools to disassemble this fictional femininity. Proposing the Witch in America, as a political place to establish a confrontation of symbolic values, from the reestablishment of popular knowledge as a form of political "power".pt_PT
dc.language.isospapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFeminismopt_PT
dc.subjectBruxaspt_PT
dc.subjectBruxariapt_PT
dc.subjectMitospt_PT
dc.subjectReligiãopt_PT
dc.subjectDescolonialidadept_PT
dc.subjectHistoria das Mulherespt_PT
dc.subjectWitchcraftpt_PT
dc.subjectWitchespt_PT
dc.subjectFeminismpt_PT
dc.subjectMithspt_PT
dc.subjectReligionpt_PT
dc.subjectDecolonialismpt_PT
dc.subjectWomen Historypt_PT
dc.titleLas Brujas. Manual para la deconstrucción de un sujeto políticopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEstudos Sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Culturapt_PT
dc.identifier.tid201957027pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Modelo formal.pdf838,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.