Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/402
Título: A escola de ensino fundamental rural no desenvolvimento do seu meio: um estudo comparativo
Autor: Trevisan, Francisco
Orientador: Gimonet, Jean Claude
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Resumo: O presente trabalho propôs-se pesquisar escolas de ensino fundamental do meio rural da rede pública e rede comunitária, com o objetivo de identificar a participação das mesmas no desenvolvimento rural, principalmente das comunidades onde estão inseridas com seus educandos, haja vista a problemática da grande evasão de jovens do meio rural. A pesquisa na rede pública foi feita com duas escolas, sendo uma mantida por uma prefeitura municipal e outra pelo estado, ambas no município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, por ser um município pólo, representativo para os demais em termos de clima, solo, estrutura fundiária e cultura. Para a escola da rede comunitária, optei pela Casa Familiar Rural do município de Quilombo, Santa Catarina, por ser uma das escolas mais antigas da rede comunitária no sul do Brasil e pela região possuir características semelhantes a das escolas da rede pública, possibilitando assim maior autenticidade para a pesquisa.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/402
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trevisan_2003.pdf616,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.