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dc.contributor.authorToscano, Manuela-
dc.date.accessioned2018-05-23T22:10:33Z-
dc.date.available2018-05-23T22:10:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherPURE: 4241137-
dc.identifier.otherPURE UUID: e38e02c9-9df3-41ad-9fcc-8d30020c3a55-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/37773-
dc.descriptionUID/EAT/00693/2013-
dc.description.abstractO discurso estético de Debussy apresenta-se como sinal de um íntimo apelo telúrico. Escutar a voz da Natureza, apreender o seu ritmo vital, contemplar o seu fundo insondável – são experiências que ressoam na sua música e no seu pensamento sobre a criação musical. Contudo, para Debussy, o elo entre música e natureza é apenas vislumbrado, permanecendo secreto e inefável. O discurso só poderá surpreender algumas destas ligações longínquas tornando-se ele próprio musical e reverberante, através da sua reconfiguração poética. Assim, Debussy salvaguarda a memória da Natureza do intuito descritivo, recorrendo à prosa poética. No seu discurso crítico intercalam-se passagens que evocam paisagens em miniatura. Aqui, a poesia da sua escrita ressoa algo que aponta para o “movimento total” da Natureza, na sua plasticidade, no seu vitalismo e no seu mistério. Natureza apreendida em passagem, no trânsito de imagens emergentes de um devaneio poético. Na impossibilidade de compreender a música através da linguagem, Debussy apresenta um elo comum, alusivo: a floresta de símbolos por decifrar. Tratarei o modo como Debussy compõe estas miniaturas literárias e o modo como nelas se entretecem algumas intertextualidades filosóficas e poéticas.en
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00693%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDebussy-
dc.subjectPoético-
dc.subjectDiscurso-
dc.titleO discurso estético de Debussy-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.title4º Seminário Música, Teoria Crítica, Comunicação-
dc.peerreviewedno-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleFragmentos poéticos do Livro da Natureza (...) la goutte d’encre apparentée à la nuit sublime-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)-
dc.contributor.institutionDepartamento de Ciências Musicais (DCM)-
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais

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