Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/3634
Título: Potencial didáctico dos sistemas de informação geográfica no ensino da Geografia
Autor: Gomes, Nuno Filipe Lopes
Orientador: Painho, Marco
Palavras-chave: Aprender fazendo
Aprendizagem construtivista
Competências
Ensino
Ensino experimental
Geografia
Gestão flexível do currículo
Sistemas de informação geográfica (SIG)
Learning by doing
Constructivism learning
Skills
Teaching
Experimental teaching
Geography
Flexible management of the curriculum
Geographic information systems (GIS)
Data de Defesa: 12-Mai-2006
Relatório da Série N.º: Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica;TSIG0014
Resumo: A informação geográfica assume-se como o ponto de partida para compreendermos o mundo em que vivemos, estando presente nos curricula de várias disciplinas, entre as quais no da Geografia. A sua difusão através dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem a vantagem de fornecer aos alunos, uma visão integrada dos problemas, permitindo estimular a exploração individual da informação e em consequência, o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Uma das prioridades actuais na utilização das novas tecnologias passa pela adaptação dos conteúdos à linguagem dos meios, isto é, pela elaboração de material e de estratégias educativas adequadas a um tipo de ensino que tende a recorrer cada vez mais à utilização de ferramentas informáticas. Este trabalho pretende dar a conhecer, através de uma metodologia educacional centrada no Aprender Fazendo, o potencial didáctico que a utilização dos SIG poderá ter no ensino da disciplina de Geografia no 3º Ciclo de Escolaridade. Neste sentido, foram seleccionados diversos conteúdos de dois temas do programa de Geografia para o referido nível de escolaridade e desenvolvidas várias actividades, tendo como recurso o programa informático de SIG para a Educação: ArcVoyager. A sua concretização encontra-se documentada através de um guião de utilização do software e de planificações de aula detalhadas, onde se incluem todos os procedimentos para exploração das actividades, os conceitos temáticos a reter e um conjunto diversificado de exercícios de aplicação. A apresentação destas actividades permite assim antever a possibilidade da utilização das ferramentas de SIG poderem ser exploradas noutros conteúdos curriculares, funcionando como elemento motivacional e facilitador das aprendizagens.
Descrição: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
URI: http://hdl.handle.net/10362/3634
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TSIG0014.pdf2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.