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dc.contributor.advisorRosa, Joaquim Coelho-
dc.contributor.authorPinheiro, Teresa Maria Amaral Pinto-
dc.date-
dc.date.accessioned2006-05-04T09:57:58Z-
dc.date.available2006-05-04T09:57:58Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/320-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimentoen
dc.description.abstractEste trabalho tem, como objectivo e conceito estruturante, a construção de uma ideia de justiça adequada a um tempo que se caracteriza pela globalização, através da articulação de outros conceitos: pessoa, desenvolvimento humano, educação, acção e avaliação. Igualmente surge, numa leitura transversal, um conceito de cidadania relativo a contemporaneidade. Segue uma metodologia qualitativa / interpretativa, uma perspectiva mais compreensiva do que explicativa, tendo por base a interpretação de textos de autores, o pensamento de outros, de onde se destaca Paul Ricoeur e o seu percurso reflexivo. A justiça é pensada numa perspectiva ontológica, como constitutiva do ser humano e na sua inseparabilidade de liberdade e igualdade. A Educação, entendida como condição e finalidade do desenvolvimento humano e consciente do seu papel na sociedade, deve preocupar-se com a inclusão e oportunidades de vida para todos os cidadãos, constituindo-se como uma questão de justiça. A centralidade do sujeito, a valorização da diversidade e a preocupação em corrigir as desigualdades são as características de uma escola que procura a adequação de um sentido de justiça, comum a todos, a sua realidade específica, num contexto de autonomia. Pretende-se estabelecer uma relação entre a avaliação, um processo omnipresente numa actividade ética como a Educação, e o sentido de justiça de uma comunidade educativa, reflectindo sobre a acção de quem avalia. Este trabalho pretende ser um contributo para uma outra forma de perspectiva a escola, a educação e a sociedade, de modo a que estas se tornem mais adequadas a cada um e consequentemente mais justas, nomeadamente investindo na capacidade de reflexão a nível da formação de professores.en
dc.format.extent7174541 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologiaen
dc.rightsopenAccessen
dc.titleJustiça e educação: uma reflexão sobre a avaliaçãoen
dc.typemasterThesisen
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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