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http://hdl.handle.net/10362/320Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rosa, Joaquim Coelho | - |
| dc.contributor.author | Pinheiro, Teresa Maria Amaral Pinto | - |
| dc.date | - | |
| dc.date.accessioned | 2006-05-04T09:57:58Z | - |
| dc.date.available | 2006-05-04T09:57:58Z | - |
| dc.date.issued | 2004 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/320 | - |
| dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento | en |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem, como objectivo e conceito estruturante, a construção de uma ideia de justiça adequada a um tempo que se caracteriza pela globalização, através da articulação de outros conceitos: pessoa, desenvolvimento humano, educação, acção e avaliação. Igualmente surge, numa leitura transversal, um conceito de cidadania relativo a contemporaneidade. Segue uma metodologia qualitativa / interpretativa, uma perspectiva mais compreensiva do que explicativa, tendo por base a interpretação de textos de autores, o pensamento de outros, de onde se destaca Paul Ricoeur e o seu percurso reflexivo. A justiça é pensada numa perspectiva ontológica, como constitutiva do ser humano e na sua inseparabilidade de liberdade e igualdade. A Educação, entendida como condição e finalidade do desenvolvimento humano e consciente do seu papel na sociedade, deve preocupar-se com a inclusão e oportunidades de vida para todos os cidadãos, constituindo-se como uma questão de justiça. A centralidade do sujeito, a valorização da diversidade e a preocupação em corrigir as desigualdades são as características de uma escola que procura a adequação de um sentido de justiça, comum a todos, a sua realidade específica, num contexto de autonomia. Pretende-se estabelecer uma relação entre a avaliação, um processo omnipresente numa actividade ética como a Educação, e o sentido de justiça de uma comunidade educativa, reflectindo sobre a acção de quem avalia. Este trabalho pretende ser um contributo para uma outra forma de perspectiva a escola, a educação e a sociedade, de modo a que estas se tornem mais adequadas a cada um e consequentemente mais justas, nomeadamente investindo na capacidade de reflexão a nível da formação de professores. | en |
| dc.format.extent | 7174541 bytes | - |
| dc.format.mimetype | application/pdf | - |
| dc.language.iso | por | en |
| dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia | en |
| dc.rights | openAccess | en |
| dc.title | Justiça e educação: uma reflexão sobre a avaliação | en |
| dc.type | masterThesis | en |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| pinheiro_2004.pdf | 7,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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