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http://hdl.handle.net/10362/311Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Teresa Morais de | - |
| dc.contributor.author | Frazão, Lourenço da Conceição | - |
| dc.date.accessioned | 2006-04-24T15:32:16Z | - |
| dc.date.available | 2006-04-24T15:32:16Z | - |
| dc.date.issued | 2004 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/311 | - |
| dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento | en |
| dc.description.abstract | Os desafios de uma sociedade em mudança permanente exigem, da escola e das empresas, novos formas de cooperação. O desenvolvimento, nos indivíduos, de um conjunto alargado de competências-chave, permite responder as solicitações da sociedade actual, em que se cruzam a diversidade, a contingência, o imprevisto, a inovação e a competitividade. A transição da escola para o mundo do trabalho é uma fase marcante do projecto de vida dos jovens. Para estes o desempenho de uma actividade profissional e a forma como se processa a inserção sócio-profissional têm reflexos nos seus projectos pessoais e profissionais. Neste estudo, procurámos compreender a importância do desenvolvimento de competências-chave nos jovens como elemento facilitador do desempenho da actividade profissional e do processo de inserção sócio-profissional. A investigação de carácter qualitativa e compreensiva teve por base o estudo de caso. O trabalho empírico foi desenvolvido numa Escola Profissional (EP) e numa grande empresa de transportes rodoviário de mercadorias e contou com a participação de alunos, de professores/formadores, de jovens em inserção sócio-profissional e de responsável pela selecção e recrutamento de recursos humanos. O modelo das EPs afigura-se promotor do desenvolvimento de competências facilitadoras da inserção sócio-profissional, de melhor preparação para a actividade profissional, de maior facilidade de conclusão de estudos secundários e de acesso ao emprego. Não existe consenso entre as competências-chave promovidas pela escola, as tidas como desejáveis e as valorizadas pelos empregadores. A cultura organizacional parece determinar a relevância atribuída pelas empresas ao tipo de competências, a qual, por sua vez, pode influenciar a opinião dos jovens relativamente a importância das mesmas. O nosso contributo em termos de recomendações está dirigido para a necessidade de aprofundar estudos conducentes a implementação de métodos e técnicas de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências-chave, a adequação da estrutura curricular as necessidades dos jovens e do sistema económico, a preparação de professores/formadores para novos papéis e funções, a valorização social das EPs como modelo de educação/formação, a sensibilização para a necessidade da cooperação escola-empresa no processo de educação/formação, a definição de medidas e incentivos sociais e fiscais que garantam a empregabilidade e o crescimento de recursos humanos qualificados. | en |
| dc.format.extent | 13891901 bytes | - |
| dc.format.mimetype | application/pdf | - |
| dc.language.iso | por | en |
| dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia | en |
| dc.rights | openAccess | en |
| dc.subject | Educação | en |
| dc.subject | Formação inicial | en |
| dc.subject | Escolas profissionais | en |
| dc.subject | Inserção sócio-profissional | en |
| dc.subject | Qualificações | en |
| dc.subject | Competências-chave | en |
| dc.title | Competências e inserção sócio-profissional: um estudo de caso | en |
| dc.type | masterThesis | en |
| Aparece nas colecções: | FCT: UIED - Dissertações de Mestrado FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| frazao_2004.pdf | 13,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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