Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/311
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Maria Teresa Morais de-
dc.contributor.authorFrazão, Lourenço da Conceição-
dc.date.accessioned2006-04-24T15:32:16Z-
dc.date.available2006-04-24T15:32:16Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/311-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimentoen
dc.description.abstractOs desafios de uma sociedade em mudança permanente exigem, da escola e das empresas, novos formas de cooperação. O desenvolvimento, nos indivíduos, de um conjunto alargado de competências-chave, permite responder as solicitações da sociedade actual, em que se cruzam a diversidade, a contingência, o imprevisto, a inovação e a competitividade. A transição da escola para o mundo do trabalho é uma fase marcante do projecto de vida dos jovens. Para estes o desempenho de uma actividade profissional e a forma como se processa a inserção sócio-profissional têm reflexos nos seus projectos pessoais e profissionais. Neste estudo, procurámos compreender a importância do desenvolvimento de competências-chave nos jovens como elemento facilitador do desempenho da actividade profissional e do processo de inserção sócio-profissional. A investigação de carácter qualitativa e compreensiva teve por base o estudo de caso. O trabalho empírico foi desenvolvido numa Escola Profissional (EP) e numa grande empresa de transportes rodoviário de mercadorias e contou com a participação de alunos, de professores/formadores, de jovens em inserção sócio-profissional e de responsável pela selecção e recrutamento de recursos humanos. O modelo das EPs afigura-se promotor do desenvolvimento de competências facilitadoras da inserção sócio-profissional, de melhor preparação para a actividade profissional, de maior facilidade de conclusão de estudos secundários e de acesso ao emprego. Não existe consenso entre as competências-chave promovidas pela escola, as tidas como desejáveis e as valorizadas pelos empregadores. A cultura organizacional parece determinar a relevância atribuída pelas empresas ao tipo de competências, a qual, por sua vez, pode influenciar a opinião dos jovens relativamente a importância das mesmas. O nosso contributo em termos de recomendações está dirigido para a necessidade de aprofundar estudos conducentes a implementação de métodos e técnicas de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências-chave, a adequação da estrutura curricular as necessidades dos jovens e do sistema económico, a preparação de professores/formadores para novos papéis e funções, a valorização social das EPs como modelo de educação/formação, a sensibilização para a necessidade da cooperação escola-empresa no processo de educação/formação, a definição de medidas e incentivos sociais e fiscais que garantam a empregabilidade e o crescimento de recursos humanos qualificados.en
dc.format.extent13891901 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologiaen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectEducaçãoen
dc.subjectFormação inicialen
dc.subjectEscolas profissionaisen
dc.subjectInserção sócio-profissionalen
dc.subjectQualificaçõesen
dc.subjectCompetências-chaveen
dc.titleCompetências e inserção sócio-profissional: um estudo de casoen
dc.typemasterThesisen
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
frazao_2004.pdf13,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.